Família é presa por gerir esquema de tráfico há 15 anos em Patos de Minas

Durante as investigações, foi identificado que os traficantes aceitavam alimentos e produtos furtados como moeda de troca pelos entorpecentes; suspeitos atuavam na região norte do município

, em Uberlândia

-

Uma organização criminosa familiar, que dominava o tráfico de drogas há pelo menos 15 anos em Patos de Minas, teve o esquema desarticulado pelas polícias Civil e Militar na manhã desta terça-feira (23).

Segundo as autoridades, oito pessoas foram presas durante a “Operação Casta”. Durante as investigações, foi identificado que os traficantes aceitavam alimentos e produtos furtados como moeda de troca pelos entorpecentes.

alimentos utilzados para troca de drogas em patos de minas
Itegrantes incentivavam usuários a realizarem furtos para trocarem por entorpecentes – Crédito: TV Paranaíba/Reprodução

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Família dominava tráfico na região norte de Patos de Minas

Ao longo de vários dias de investigação, a polícia descobriu que, entre um dos bairros mais tranquilos de Patos de Minas, funcionava de forma discreta um esquema criminoso que abastecia o tráfico de drogas em diversos pontos da região norte do município.

residência que foi identificada como ponto de troca de itens por entorpecentes
Região norte de Patos de Minas era a mais afetada pelo esquema – Crédito: TV Paranaíba/Reprodução

Há cerca de 15 anos uma família dominava a ação, principalmente nas proximidades do bairro Nossa Senhora Aparecida.  Ao todo, oito pessoas foram presas, entre elas um homem de 53 anos, sua companheira, a filha e o genro.

As equipes também prenderam em flagrante um “gerente” do esquema, um olheiro, responsável por monitorar a aproximação das viaturas, e outras duas pessoas.

Drogas eram trocadas por comida e itens furtados

Durante o monitoramento, os agentes constataram que, no portão da residência principal em que realizaram a operação, funcionava um balcão de negócios ilícitos a qualquer hora do dia. No imóvel, os policiais encontraram um depósito de produtos sem procedência.

O delegado da Divisão de Tóxicos e Entorpecentes, Érico Rodovalho, revelou que os usuários trocavam diversas mercadorias pelos entorpecentes.

“Quando fomos até a residência, do lado do portão encontramos cestas básicas, litros de óleo e leite, mostrando que recebiam todo tipo de material. A investigação ainda mostrou os usuários eram incentivados a irem até um hipermercado na região para subtrair peças de carne e produtos específicos e retornarem para trocar pela droga”, detalhou o delegado.

MAIS! Cão da PM fareja drogas escondidas em Coromandel

Impacto direto nos crimes de furto na cidade

As forças de segurança destacaram que o local funcionava como um combustível para o aumento de crimes patrimoniais na região de Patos de Minas. Muitos dependentes químicos realizavam furtos e roubos no comércio e em residências para sustentar o vício.

O material reunido ao longo das semanas de investigação foi classificado pela Polícia Civil como “provas robustas” que darão sustentação para manter todos os suspeitos presos preventivamente.

O delegado regional interino, Luiz Mauro Sampaio, pontuou o reflexo imediato que a ação trará para a população: “Com a prisão de todo esse grupo, vamos ter uma diminuição sensível nos furtos daquela localidade”.

Queda nos índices criminais

presos por esquema de tráfico de drogas
Oito pessoas foram presas pelo esquema de tráfico – Crédito: TV Paranaíba/Reprodução

Somente no primeiro semestre de 2026, a Polícia Militar registrou uma redução de cerca de 40% nos crimes de furto e roubo em Patos de Minas. Segundo o comando, o fechamento dessa central de distribuição enfraquece a rede criminosa local e ajuda a desestabilizar outros grupos.

Contudo, as autoridades reforçam que o policiamento e o trabalho de inteligência serão intensificados para evitar o surgimento de novas lideranças.

“A tendência é que esses usuários migrem com o fechamento do local. É aí que entra o nosso papel de monitoramento para identificar os novos pontos, realizar prisões e retirar outros traficantes de circulação”, destacou o comandante do 15º Batalhão da PM, Tenente-Coronel Anderson de Pinho.

Todos os oito presos, as drogas, os utensílios usados no crime e os produtos recuperados foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Patos de Minas para cumprimento das ordens judiciais.