Família é presa por gerir esquema de tráfico há 15 anos em Patos de Minas
Durante as investigações, foi identificado que os traficantes aceitavam alimentos e produtos furtados como moeda de troca pelos entorpecentes; suspeitos atuavam na região norte do município
-
Uma organização criminosa familiar, que dominava o tráfico de drogas há pelo menos 15 anos em Patos de Minas, teve o esquema desarticulado pelas polícias Civil e Militar na manhã desta terça-feira (23).
Segundo as autoridades, oito pessoas foram presas durante a “Operação Casta”. Durante as investigações, foi identificado que os traficantes aceitavam alimentos e produtos furtados como moeda de troca pelos entorpecentes.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Família dominava tráfico na região norte de Patos de Minas
Ao longo de vários dias de investigação, a polícia descobriu que, entre um dos bairros mais tranquilos de Patos de Minas, funcionava de forma discreta um esquema criminoso que abastecia o tráfico de drogas em diversos pontos da região norte do município.

Há cerca de 15 anos uma família dominava a ação, principalmente nas proximidades do bairro Nossa Senhora Aparecida. Ao todo, oito pessoas foram presas, entre elas um homem de 53 anos, sua companheira, a filha e o genro.
As equipes também prenderam em flagrante um “gerente” do esquema, um olheiro, responsável por monitorar a aproximação das viaturas, e outras duas pessoas.
Drogas eram trocadas por comida e itens furtados
Durante o monitoramento, os agentes constataram que, no portão da residência principal em que realizaram a operação, funcionava um balcão de negócios ilícitos a qualquer hora do dia. No imóvel, os policiais encontraram um depósito de produtos sem procedência.
O delegado da Divisão de Tóxicos e Entorpecentes, Érico Rodovalho, revelou que os usuários trocavam diversas mercadorias pelos entorpecentes.
“Quando fomos até a residência, do lado do portão encontramos cestas básicas, litros de óleo e leite, mostrando que recebiam todo tipo de material. A investigação ainda mostrou os usuários eram incentivados a irem até um hipermercado na região para subtrair peças de carne e produtos específicos e retornarem para trocar pela droga”, detalhou o delegado.
MAIS! Cão da PM fareja drogas escondidas em Coromandel
Impacto direto nos crimes de furto na cidade
As forças de segurança destacaram que o local funcionava como um combustível para o aumento de crimes patrimoniais na região de Patos de Minas. Muitos dependentes químicos realizavam furtos e roubos no comércio e em residências para sustentar o vício.
O material reunido ao longo das semanas de investigação foi classificado pela Polícia Civil como “provas robustas” que darão sustentação para manter todos os suspeitos presos preventivamente.
O delegado regional interino, Luiz Mauro Sampaio, pontuou o reflexo imediato que a ação trará para a população: “Com a prisão de todo esse grupo, vamos ter uma diminuição sensível nos furtos daquela localidade”.
Queda nos índices criminais

Somente no primeiro semestre de 2026, a Polícia Militar registrou uma redução de cerca de 40% nos crimes de furto e roubo em Patos de Minas. Segundo o comando, o fechamento dessa central de distribuição enfraquece a rede criminosa local e ajuda a desestabilizar outros grupos.
Contudo, as autoridades reforçam que o policiamento e o trabalho de inteligência serão intensificados para evitar o surgimento de novas lideranças.
“A tendência é que esses usuários migrem com o fechamento do local. É aí que entra o nosso papel de monitoramento para identificar os novos pontos, realizar prisões e retirar outros traficantes de circulação”, destacou o comandante do 15º Batalhão da PM, Tenente-Coronel Anderson de Pinho.
Todos os oito presos, as drogas, os utensílios usados no crime e os produtos recuperados foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Patos de Minas para cumprimento das ordens judiciais.