Uberlândia comemora 136 anos de arte, cultura e tradições vivas

Em seus 136 anos, Uberlândia demonstra que a tradição e a cultura são os pilares de uma cidade em constante evolução e destaque no Triângulo Mineiro

28/08/2024 ÀS 06H13
- Atualizado Há 3 semanas atrás

Uberlândia, a ‘capital’ do Triângulo Mineiro, completa 136 anos de história neste sábado (31). A cidade, que soube harmonizar o passado com a modernidade, destaca-se como um polo cultural onde tradições e inovações coexistem, criando um ambiente vibrante que acolhe e promove a cultura em todas as suas formas.

➡️ Confira um pouco da cultura presente na cidade e em sua história:

Foto: Prefeitura de Uberlândia/ Reprodução

Tradições Culturais

Uma das marcas registradas de Uberlândia é a valorização de suas raízes. Manifestações artísticas como o Congado e a Folia de Reis, que fazem parte do patrimônio imaterial da cidade, são celebradas anualmente com fervor, envolvendo a comunidade em um clima de fé, devoção e respeito às origens.

O Congado é celebrado no município desde os tempos em que a região ainda era um pequeno povoado, no século XIX. Essa expressão cultural tem sido de grande importância para a identidade da cidade, reunindo pessoas de diferentes origens e classes sociais em prol de uma tradição comum.

A Folia de Reis também esteve presente desde quase sempre, até onde é possível recordar. A folia é uma homenagem aos três Reis Magos, anunciadores do nascimento do Menino Jesus, na qual os devotos realizam um trajeto simbólico, cantando e tocando instrumentos, compartilhando e recebendo bênçãos.

Foto: Prefeitura de Uberlândia/ Reprodução

As festas juninas também são um marco na cidade, reunindo famílias e amigos em torno de tradições como quadrilhas, fogueiras e uma vasta oferta de comidas típicas.

Desde 2011, o Festival de Quadrilhas Juninas tem sido amplamente celebrado, com a participação de grupos de Uberlândia e de outras cidades, como Belo Horizonte.

O festival, que promove um verdadeiro espetáculo de dança, música e gastronomia, foi oficializado no calendário do Município, ocorrendo em todos os finais de semana do mês de junho.

➡️ Acompanhe as últimas notícias de Uberlândia!

Foto: Prefeitura de Uberlândia/ Reprodução

Não menos importante e esperado em uma época de grande fervor é o Carnaval. Uberlândia tem registros dessa celebração desde 1907.

Atualmente, a cidade conta com pelo menos quatro escolas de samba que realizam desfiles: Tabajara, Garras de Águia, Garotos do Samba e Unidos do Chatão, além dos blocos Extravasa e APARU, e do grêmio recreativo Acadêmicos do Samba.

Tradicionalmente, a festa também envolve um aumento nas atividades e uma programação, com cortejos de bloquinhos, marchinhas, matinês e celebrações noturnas.

Foto: Prefeitura de Uberlândia/ Reprodução

Outras ações ocorrem com grande frequência e são constantemente lembradas — a cidade dispõe de um calendário cultural repleto de eventos que atraem moradores e visitantes. Entre eles, destacam-se também:

• Mercado de Pulgas: uma feira livre cultural de troca e venda de objetos  vintage, que se constitui como um momento de interação cultural, resgate da memória e valorização das artes.

• Festival de Dança Triângulo: reconhecido como um dos mais importantes eventos anuais dedicados à dança, o festival proporciona uma programação variada, composta por apresentações, oficinas e palestras.

×

Leia Mais

Memórias, tradição e lazer

A cultura de Uberlândia vai além dos eventos; ela se manifesta diariamente nas artes visuais, na música, no teatro e na literatura. Diversos espaços estão à disposição da população para o usufruto dessas manifestações culturais.

Destaca-se, principalmente, a Casa da Cultura, construída entre 1920 e 1922. Esse é um dos espaços culturais mais importantes da cidade e foi tombado como Patrimônio Histórico Municipal.

O local está aberto à população, com exposições de itens da Secretaria Municipal de Cultura, além de acolher projetos culturais de outros artistas.

Foto: Prefeitura de Uberlândia/ Reprodução
Foto: Prefeitura de Uberlândia/ Reprodução

Outro espaço de lazer bastante frequentado é a Praça Clarimundo Carneiro, que passou por diversas transformações desde meados de 1989, incluindo a abertura de um antigo cemitério.

Em 1929, a praça recebeu seu primeiro nome oficial, definindo o local como um espaço público. Atualmente, a praça abriga o Coreto e o Edifício da Câmara (Palácio dos Leões), que também é conhecido como o antigo Museu Municipal. Ele disponibiliza peças em exposições, possui uma sala pedagógica onde são realizadas oficinas e abriga uma biblioteca aberta aos curiosos pela história da cidade.

Foto: Prefeitura de Uberlândia/ Reprodução
Foto: Prefeitura de Uberlândia/ Reprodução

Há ainda o Teatro Municipal, projetado por Oscar Niemeyer, que é um espaço dedicado a eventos culturais e turnês nacionais, como o Festival de Dança do Triângulo, além de apresentações de renomados artistas. O local conta com uma estrutura acessível, incluindo camarins, sanitários e palcos.

Diversos outros locais estão espalhados pela cidade, como o Edifício Uberlândia Clube Sociedade Recreativa. A Oficina Cultural, por exemplo, é um dos principais espaços utilizados pelos artistas locais.

Igrejas, escolas e outros lugares também representam o encontro cultural entre os rastros atemporais do passado e os dias contemporâneos.

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Cena Artística

A cidade, além de ser um berço de talentos, também abriga muitos artistas plásticos, que expõem suas obras em galerias e espaços abertos, músicos que mantêm viva a tradição da música popular brasileira, do sertanejo e da música instrumental, e escritores que contribuem para a formação da identidade cultural local com suas obras diversas.

Um dos nomes locais de grande destaque nacional que pode ser facilmente recordado é o dos cantores Alexandre Pires e Regis Danese. Outro nome memorável, que jamais pode ser esquecido, é o de Grande Otelo, ator, comediante, cantor, produtor e compositor brasileiro.

A cidade também acolhe a cantora Pabllo Vittar e sua família. A modelo e cantora Urias também residiu na cidade. Outro nome bastante conhecido é o de Bruno, da dupla Bruno & Marrone e Lucas Lucco.

Colorindo as paredes da cidade, o artista plástico Dequete reside e deixa sua marca. Outro nome de destaque, que diverte as histórias da criançada e que passou por aqui, é o do chargista Maurício Ricardo.

Grande Otelo é natural de Uberlândia – Foto: Tv Paranaíba/ Arquivo

Além de ter recebido e sido um lar para muitos, a cidade também foi notada por grandes nomes da cena internacional, consolidando-se como parte de uma importante rota cultural que integra circuitos comerciais e artísticos.

Uberlândia já foi palco de shows memoráveis que marcaram a vida de muitos de seus habitantes. Entre os artistas que se apresentaram na cidade está a cantora Shakira, durante a turnê “Pies Descalzos” pelo Brasil.

A apresentação ocorreu em 1997, na 34ª Exposição Agropecuária de Uberlândia, o Camaru e ainda causa nostalgia em muitos quando recordado.

Foto: Redes Soiciais/ Reprodução /História Oculta Photos

Outros nomes de destaque que passaram por aqui incluem:

  • Backstreet Boys
  • Djavan
  • Roberto Carlos
  • Simple Plan
  • New Order
  • Scorpions
  • Whitesnake
  • David Guetta
  • Slash feat. Myles Kennedy & The Conspirators
  • A-ha

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!