Torcida quer celebrar amanhã e espantar “zica” do Parque do Sabiá
Jogar em casa pro Verde tem sido um desafio, e nem mesmo a estreia de Danilo deixou boas lembranças. Mas decisão de amanhã com o Rio Branco tem tudo pra ser mais essa virada de chave
-

Chegou o fim de semana que marca a primeira etapa do ano do Uberlândia. Enfim vamos saber se ao menos vamos garantir um calendário nacional em 2027, mas pra isso precisamos seguir vivos na luta pelo acesso à Série C.
O confronto de amanhã 17h contra o Rio Branco no Parque do Sabiá garante mais do que a presença na Série D do ano que vem e a vaga na 3ª fase. Garante a confiança necessária para entrar no rol de favoritos a uma das seis vagas do acesso, fazendo jus ao gigante investimento feito pela SAF – um dos cinco maiores dos postulantes à terceira divisão.
Esse investimento todo começou também a se traduzir em campo no fim de semana passado. A torcida se encantou com a atuação fora de casa contra o Rio Branco, quando Danilo soube estudar bem os adversários e superar as lesões importantes de Luis Felipe e Fumaça sofridas durante o confronto. Além disso, a sempre frágil zaga se transformou: não sofreu nenhuma grande pressão dos mandantes graças também a uma partida sólida do meio e do ataque, onde Tomás Bastos saiu do posto de grande esperança de gols para pensar o jogo. O que se espera de fato de um camisa 10.
Mas o Capa-Preta vem mordido. Mesmo sendo tecnicamente inferior ao Verde, precisa partir pra cima. Terá de volta seu maior destaque: Breno Melo, desfalque por suspensão em Cariacica e artilheiro do ano, é presença certa no Sabiá neste sábado. Pra eles, também vale a máxima de dar tudo em campo pra garantir pelo menos uma Série D no ano que vem, já que no estadual decepcionaram.
E aqui, fica novamente meu apelo: a torcida deve apoiar. Se pudesse, estaria lá como fiz em quase todos os jogos do ano, na arquibancada e sofrendo do começo ao fim. Mas se passarmos, prometo ir em todos até o jogo do acesso, que creio: virá. Aos amargos de plantão e que mesmo integrando grupos influentes dentro do clube estão torcendo contra, um breve recado: lamento. A era de vocês já foi. E não voltará mais.
É daqui pra cima. Com ou sem sofrimento amanhã, será dado o primeiro passo pra consolidação da SAF, que mês que vem completa um ano oficialmente comandando o clube. Eu creio num sábado marcante pra torcida e pra todos os responsáveis por esse trabalho. Todos nós, eles, e principalmente a cidade, merecemos estabilidade e um time de futebol de verdade.
Detalhe: olho também em Juazeirense x Serra Branca, que jogam domingo a tarde na Bahia. Na ida, 2×0 para os paraibanos, que se aproximam de ser nossos adversários na 3ª fase. Transmissão do jogo gratuita pelo Youtube da Metrópoles Esportes.
QUE VENHA O JAPÃO

Estiquei um pouco minha noite de ontem e dormi menos pra fazer o Fala Povo dessa sexta. Tudo por vocês – e também pra entender o que seria da nossa vida na segunda-feira. Um jogaço movimentado em New Jersey definiu os nipônicos como nossos próximos adversários na Copa. Mas se não fosse o goleirão Suzuki, que salvou pelo menos três bolas dificílimas no segundo tempo, seria a Suécia nossa próxima pedra no sapato. De verdade: a atuação japonesa nos deu boas esperanças pra chegar às oitavas – onde pegaremos provavelmente a Noruega, mas dependendo do confronto de logo mais, pode ser até a França.
Eu ainda quero estar com os pés no chão em relação ao time brasileiro. Tudo bem, admito, posso ter “zicado”, mas não estava sozinho. Atire a primeira pedra aquele que achou que daríamos um show contra a Escócia na quarta-feira. Ganhamos dois gols dos caras? Sim. Mas… que atuação brilhante de Vini Jr., que entra de fato na lista de craques dessa copa. É esse craque que a gente queria ver usando verde e amarelo. E sim, com o nível mediano apresentado por todo mundo nesse mundial – com exceção clara da França – estamos sim entre os times que podem erguer a taça daqui menos de três semanas.
A equipe melhorou sim. A evolução chegou. Temos um banco de reservas que contribui e que tem um tal Neymar em condições plenas de mudar a cara de um jogo decisivo. Peças pontuais surpreendem, como Danilo atuando quase como um terceiro zagueiro e calando a boca dos críticos (leia-se: todos nós) e um Douglas Santos resgatado por Ancelotti. Até Casemiro e Paquetá mandaram bem contra os fracos escoceses.
Mas aí vem o ponto: agora o mundial começa pra valer. Não podemos dizer que pegamos um adversário de primeira prateleira até o momento – nem o super Marrocos, que tomou sufoco e dois gols do Haiti. Contra os japoneses, pegaremos a melhor escola asiática, além de um time que bateu em nós na preparação da Copa. Vamos observar e curtir a reta final de 1ª fase, mas já pensando como será a segunda-feira de expediente mais curto.
E NO MÓDULO II, NADA DEFINIDO E MAIS CLÁSSICOS
Quarta-feira fechamos a rodada 6 do segundo nível estadual. Em jogo truncado e que valia a liderança pra Patrocinense ou Boa Esporte, placar de 0x0. Com isso, o Uberaba se manteve na ponta da tabela restando agora quatro jogos para o fim da 1ª fase.
O CAP segue com a incômoda marca de não vencer diante da torcida, e domingo tem mais uma chance de mudar isso: confronto direto contra o Colorado às 10h. Se vencer pode virar líder e quebra a zica com a torcida: o time tem 9 pontos, contra 10 do Boa e 11 dos visitantes de domingo.
No Coleto de Paula, o Boa encara o Mamoré 10h30 pra botar fim à sequência sem vitórias. Mas encara o Sapo que reacendeu na disputa com Toninho Pesso ao vencer a Caldense em casa. Aliás, a Veterana trocou de técnico: mandou embora Wellington Simião e apostou em Rogério Henrique, aquele mesmo do Uberlândia. Ele estreia amanhã a tarde contra o Guarani, lanterna, em Divinópolis.