Ginastas que enfrentaram medalhistas olímpicas competem hoje em Uberlândia

A 5ª edição da Copa Amigos de Minas reúne 250 atletas e serve como teste de fogo para promessas da modalidade que buscam espaço no cenário nacional

, em Uberlândia

O tablado do Ginásio Dr. Eugênio Pimentel Arantes, no Uberlândia Tênis Clube (UTC), recebe a partir desta sexta-feira (26) um dos encontros mais importantes da ginástica artística regional. A 5ª edição da Copa Amigos de Minas promove o intercâmbio entre 250 ginastas de Minas Gerais e Goiás e coloca em evidência atletas que recentemente cruzaram o caminho de nomes como Flávia Saraiva e Júlia Soares.

Ginastas Uberlândia
Uberlândia recebe Copa Amigos de Minas com 240 ginastas e atletas que competiram com medalhistas olímpicas – Crédito: MeloGym/Divulgação

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Entre os destaques da programação estão as uberlandenses Sara Vicente e Malena Leiria, ambas da BRAVO Ginástica Artística. As atletas participaram, em maio, do Troféu Brasil, principal competição nacional da modalidade, onde dividiram o tablado com ginastas olímpicas como Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira e Júlia Soares.

Uberlândia concentra equipes de Minas e Goiás

A competição reúne seis equipes, sendo quatro representantes de Minas Gerais e uma de Goiás, além das anfitriãs de Uberlândia.

Ginastas Uberlândia
Atletas que disputaram o Troféu Brasil são destaque da Copa Amigos de Minas em Uberlândia

Participam da Copa:

  • BRAVO Ginástica Artística (Uberlândia);
  • Diamonds (Uberlândia);
  • FUTEL (Uberlândia);
  • Centro de Treinamento Amigos do Esporte (Belo Horizonte);
  • Centro de Treinamento Águias (Contagem);
  • Bruna Brandão Ginástica Artística (Catalão-GO).

Nesta sexta-feira (26), acontece o tradicional Treino de Pódio, momento em que os atletas fazem o reconhecimento dos aparelhos e do ambiente competitivo antes das disputas oficiais.

As provas serão realizadas durante todo o sábado (27), entre 8h e 21h30.

Competição prepara atletas para Estadual e Brasileiro

Segundo o diretor do Instituto BRAVO, Cedrick Willian, a Copa foi criada para suprir a escassez de torneios da modalidade e oferecer experiência competitiva aos ginastas antes das principais competições do segundo semestre.

“Criamos essa competição para que os participantes vivenciem o ambiente de competição, aprendam a controlar o emocional e desenvolvam foco e concentração durante as séries. Essa experiência é muito importante para a evolução dos atletas”, afirma.

De acordo com o organizador, eventos como esse ajudam na preparação para competições oficiais, entre elas os campeonatos Estadual, Brasileiro e outras disputas nacionais.

Leia Mais: Mateus Carvalho conquista bronze no World Boccia Challenger 2026

Como funcionam as disputas

Os atletas competem divididos por faixa etária — mirim, pré-infantil, infantil, juvenil e adulto — e também por nível técnico.

A competição é organizada em três classes:

  • Classe A: destinada à iniciação, com disputas nos aparelhos solo e salto;
  • Classe B: apresentações em solo, trave de equilíbrio, salto e paralelas assimétricas, com foco na execução técnica;
  • Classe C: voltada aos atletas mais experientes, com níveis iniciante, intermediário e avançado.

Arbitragem terá juízes internacionais

A edição deste ano contará com uma equipe formada por três árbitros internacionais, dois nacionais e três estaduais.

Outra novidade será a atualização das notas em tempo real por meio de um sistema online disponível para treinadores e equipes, além de um rodízio entre os aparelhos para reduzir o tempo de espera dos competidores.

Segundo Cedrick Willian, as mudanças buscam tornar a experiência mais dinâmica para atletas e comissões técnicas.

Acompanhe o Paranaíba Mais para conferir a cobertura da competição, os destaques das ginastas mineiras e os principais resultados do esporte regional.