Esporte Paranaíba

Análises e comentários sobre o que é assunto no esporte regional, nacional e internacional com Victor Albergaria. Mídia esportiva, resultados e a agenda de jogos com aquele toque de bom humor

Envelope

Torcida em dose dupla hoje: pelo Brasil e por um tropeço marroquino

Se avançarmos na liderança da chave, jogamos segunda às 14h contra, tudo indica, Japão ou Suécia. Também falo da Tarifa Zero nos jogos do Verdão e da rodada emocionante no Módulo II

, em UBERLANDIA

-

Claro que todos vamos encerrar o expediente mais cedo nesta quarta pra acompanhar nosso escrete canarinho contra a Escócia às 19h direto de Miami. Mas prepare sua segunda tela: precisamos estar de olho em Marrocos x Haiti, que jogam no mesmo horário em Atlanta. O resultado na Georgia impacta diretamente nosso caminho no mata-mata, onde só não estaremos por um desastre da natureza.

Hoje somos líderes da chave C, com saldo de +3 contra +1 dos africanos. A expectativa é de que eles consigam um resultado elástico contra os haitianos, mesmo com a impressão ruim deixada contra a Escócia, onde criaram muito e só conseguiram marcar num lance logo no primeiro minuto. 

Se os atuais campeões africanos tirarem essa diferença de dois gols e ainda marcarem mais tentos no total do grupo, vamos avançar em segundo. E aí o caminho fica mais complicado já de cara: devemos encarar a Holanda, que não terá dificuldades pra passar pela péssima Tunísia na quinta-feira. Mas se passarmos em primeiro, a coisa não fica tão mais fácil: temos que ficar de olho em Japão x Suécia, duelo que define também na quinta o segundo do grupo E.

Me nego a aceitar que mesmo com um futebol tão pobre, passemos em terceiro. Isso significa perder pros escoceses nessa noite. É possível, mas muito improvável.

Enquanto isso, Carlo Ancelotti enfrenta uma dúvida cruel: Rayan ou Luiz Henrique no lugar de Raphinha? O primeiro foi o substituto do apagado atacante – que infelizmente, é bom dizer, se lesionou – e não entregou. Seria justo o ex-Botafogo ganhar a posição contra a retranca escocesa. 

Continuo dizendo que eu promoveria mais mudanças no time titular. Neymar não será titular, já sabemos, mas será fundamental no segundo tempo. Enquanto isso, o totalmente acomodado Casemiro perderia tranquilamente sua vaga cativa nos onze iniciais, podendo sim dar lugar a Danilo Santos. Eu também daria uma chance a Ibañez, mas na zaga, nada de improvisos. Quem sabe mais essa mudança no sistema defensivo dê mais chances de vencermos duelos mano a mano, algo que sofremos muito contra o Marrocos e, quem diria, durante todo o segundo tempo contra o Haiti.

Mesmo com tantos detalhes e desconfianças, eu creio numa vitória hoje. Apertadíssima, mas que vale três pontos de todo jeito. Só lamento dizer que pelo trabalho ainda muito ruim de Carleto, estamos bem distantes de emular as campanhas vitoriosas que começaram desacreditadas em 94 e 2002: a bola pequena e as várias peças questionáveis no time titular lembram muito mais o sofrido mundial de 1990. Mesmo com todo o país querendo apoiar, a Seleção ainda nos desanima mais que nos enche de esperança.

 

TARIFA ZERO PRA MOLECADA VER O VERDÃO

Foto: Valter de Paula/SECOM/PMU

Ontem a Prefeitura de Uberlândia ampliou o benefício do passe livre para os estudantes cadastrados no programa poderem acompanhar de graça os jogos do Uberlândia nesta reta final de Série D. Meninos e meninas entre 6 e 14 anos entram na faixa no Sabiá já a partir deste sábado (27), quando devemos carimbar a vaga na 3ª fase contra o Rio Branco.

Importante dizer: eles só entram acompanhados por um responsável. Este – ou esta – precisam pagar ingresso. Também devem chegar entre 15 e 16h diretamente no portão 9.

Tem gente que vai chiar por ter que pagar o ingresso pra acompanhar o menor, mas já é um grande avanço. Tira o peso de muitos que tinham que pagar o ingresso pro filho, neto ou sobrinho e lá dentro ainda desembolsavam muito com alimentação – que realmente, está cara pra quem vai com a família torcer.

Como disse ontem no meu comentário na Educadora FM, é mais um passo da gestão agora sim profissional do Verdão em rejuvenescer a sua torcida. Sem nunca esquecer os mais velhos que sofrem há tantas décadas com decepções e mesmo assim estão lá apoiando. Mas junto com a reativação de todas as categorias de base – inclusive numa grande parceria com a FUTEL, é uma excelente medida pra tirar o atraso do que não foi feito com as últimas diretorias: lembrar que sem jovens torcedores, um clube naturalmente perde identidade com o tempo.

Já tenho visto com frequência um grande fluxo de crianças nas arquibancadas nos últimos jogos, e agora temos mais um incentivo. Ponto positivo. Resta essa onda de apoio também chegar aos pais, mães e outros responsáveis, pra que possamos ver um bonito espetáculo nas arquibancadas pra celebrar a classificação.

 

PRIMEIRA RODADA DO RETURNO DO MÓDULO II

Ainda bem que a sempre incrível (contém ironia) Federação Mineira fez o mínimo e tirou os jogos programados da 6ª rodada do Grupo A do mesmo horário da partida do Brasil. Assim, Mamoré x Guarani e Uberaba x Caldense entraram em campo ontem, com mando de campo dos times aqui da região.

Em Patos, na estreia de Toninho Pesso e do estreante Matheus Sacramento, foi ele quem marcou o gol da vitória sobre a Caldense pro Sapo. Três pontos que não vinham desde a primeira rodada e que jogaram o time pra cima na tabela, empurrando o Guarani pra última posição.

Já no Uberabão – e falando em Guarani, o Colorado venceu o Bugre por 2×1. Gols do camisa 10 Leandro Córdova e de Deividi Buiu, ainda no primeiro tempo. Resultado que joga o USC de volta pra liderança com 11 pontos, pelo menos até esta noite.

Hoje, fechando os jogos da 1ª rodada do returno, o Boa tem a chance da revanche contra o Patrocinense depois de perder em casa domingo. Às 21h30, o time de Alan George encara o surpreendente CAP que joga com apoio grená em peso no Pedro Alves do Nascimento. Honestamente, não dá pra palpitar, mas é a hora da verdade pra Coruja: se tropeçar, perde a liderança de forma definitiva. Se a Águia vencer, empata com o Uberaba e pode até assumir a liderança se o placar for elástico.