Reunião: Defesa Civil e comerciantes propõem núcleo de proteção para avenida Rondon Pacheco

Foi em uma reunião nesta quarta-feira (27) que houve a proposta de criação de Núcleos de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) específicos para a avenida Rondon Pacheco

, em Uberlândia

A criação de Núcleos de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) específicos para a avenida Rondon Pacheco foi uma das medidas sugeridas durante reunião com empresários que mantém negócios na via e sofrem com as constantes inundações no local.

A reunião aconteceu nesta quarta-feira (27) com a Defesa Civil na sede do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). O objetivo era discutir estratégias de enfrentamento aos problemas em dias de chuva na avenida.

Alegamentos na avenida Rondon Pacheco
Comerciantes buscam solução e podem ajudar a Defesa Civil – Crédito: Arquivo pessoal

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A ideia é criar dois Nupedc’s om a participação ativa dos comerciantes, que serão responsáveis por monitorar e compartilhar informações sobre as condições da via em momentos de chuva forte.

Além disso, a Defesa Civil, em parceria com o Corpo de Bombeiros, fará orientações preventivas e explicará as atribuições do Plano de Emergência Pluvial (PEP). Para ampliar a conscientização, folders serão afixados nos estabelecimentos, incentivando comerciantes e clientes a se cadastrarem no número de alerta 40199.

Por meio desse cadastro, a pessoa recebe boletins de avisos e alertas sobre riscos de desastres e de eventos adversos para que os órgãos de resposta e a população exposta a uma ameaça tomem ações em tempo suficiente para evitar ou reduzir seus riscos e se prepararem para uma resposta efetiva.

A formação de um grupo de alerta com os comerciantes também foi proposta, permitindo o compartilhamento rápido de informações e a troca de sugestões para melhorar as condições de segurança durante períodos críticos. A reunião reforçou o compromisso da Defesa Civil em trabalhar junto à comunidade para mitigar os impactos das chuvas na Rondon Pacheco.

LEIA MAIS: