Pássaro causa curto-circuito em subestação e 6 bairros ficam sem energia em Uberlândia
A ave se chocou na rede e causou o curto-circuito, deixando as regiões Sul, Leste e Central sem energia elétrica; rede de celular TIM também foi afetada
-
Por causa de um pássaro que fechou curto em uma subestação da Cemig, moradores de, pelo menos, seis bairros de Uberlândia tiveram queda no fornecimento de energia elétrica, nesta sexta-feira (3). Parte desses mesmos locais, nas regiões sul, leste e central, também apontaram problemas com a rede de telefonia móvel da empresa TIM. Os serviços foram restabelecidos ainda na tarde de sexta.

Os relatos apontam a queda no início da tarde. “Aqui no Alto Umuarama caiu a internet e a energia. As duas voltaram quase ao mesmo tempo”, disse a dona de casa Marta Silva, às 13h30
Outros relatos foram apontados por moradores dos bairros Ipanema, São Jorge, Aparecida, Tibery e Santa Mônica.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
“Acabou a energia, acabou o sinal da TIM na minha rua há quase 40 minutos”, explicou a dona de casa Adalgisa Lemos, que mora no bairro Santa Mônica, pouco depois de 13h.
A falta de energia no bairro atrapalhou os atendimentos na UAI Documentos. No bairro Ipanema, diversos moradores apontaram os mesmos problemas.
Avenidas movimentadas no bairro Aparecida deixaram de funcionar e dificultaram o trânsito. A sede do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) também registrou queda de energia, assim como na Ceasa na cidade.
Leia mais:
- Sobe para 11 o número de mortos devido a chuva em Minas Gerais
- Mais de 150 mil clientes da Cemig sofreram com desligamentos provocados por pipas em 2024
- Energia solar: Uberlândia compõe top 10 do Brasil em geração distribuída
Pássaro
Foi um pássaro que bateu na rede na subestação da Cemig no bairro Residencial Integração que causou a queda de energia. Segundo a assessoria de comunicação da estatal, como a ave encostou na rede, houve um curto-circuito que danificou parte da estrutura e levou ao problema de fornecimento nesta sexta.
Foram 45 minutos, entre o início do problema até o restabelecimento total da energia elétrica.
Celulares
Não se sabe se há relação entre o curto-circuito e a queda da rede da operadora TIM na cidade. A empresa confirmou o problema e que atuou para restabelecer o serviço. Contudo, não informou as causas das dificuldades.