Foco de gripe aviária é contido em Montenegro

Desde a identificação do caso, a equipe do Ministério da Agricultura realizou ações imediatas para conter a disseminação do vírus

, em Uberlândia

O Brasil deu um passo decisivo no controle da gripe aviária com a contenção do foco identificado em uma granja no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, durante audiência pública no Senado nesta terça-feira (27), e marca uma virada na gestão da crise sanitária. A operação de contenção envolveu vistoria em centenas de propriedades rurais, abate preventivo de milhares de aves e um robusto sistema de barreiras sanitárias.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

MAPA confirma 18 casos suspeitos de gripe aviária no Brasil; Minas Gerais segue com três investigações
Primeira confirmação de gripe aviária no Brasil foi dia 15 de maio – Crédito: Freepik/Reprodução

Sistema de resposta rápida

Durante a audiência na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, o ministro afirmou com segurança que o foco está controlado.

“Apesar de estarmos no quinto dia útil depois da desinfecção total da granja e 15 dias do aparecimento do foco, eu posso assegurar com muita tranquilidade que o foco de Montenegro está contido”, declarou Fávaro.

Desde a identificação do caso, a equipe do Ministério da Agricultura realizou ações imediatas para conter a disseminação do vírus. Sete barreiras sanitárias foram instaladas ao redor da propriedade e medidas de proteção aos trabalhadores foram implementadas. Dentro do raio de 10 quilômetros da granja afetada, 540 estabelecimentos rurais foram vistoriados — entre eles, dois de produção comercial de aves. Até esta terça-feira, apenas uma granja ainda estava sob investigação.

×

Leia Mais

Foco atual

Atualmente, há um foco em Sapucaia do Sul, no Rio Grande do Sul. O animal infectado é um Cisne Negro, uma ave silvestre.

Em Minas Gerais, foi identificado um foco nesta segunda-feira (26) em Mateus Leme, também em um Cisne Negro. Ontem, o governo do Estado decretou foi decretada Situação de Emergência Sanitária Animal, conforme publicação no Diário Oficial.

Painel sobre casos de gripe aviária no Brasil
Painel sobre casos de gripe aviária no Brasil mostra focos em andamento em Mateus Leme (MG) e Sapucaia do Sul (RS) – Crédito: Ministério da Agricultura e Pecuária/Reprodução
×

Leia Mais

A gripe aviária: riscos e cuidados

A influenza aviária é uma doença viral que afeta principalmente aves, mas também já foi identificada em mamíferos, incluindo bovinos. A transmissão ocorre por contato com animais doentes, água contaminada e materiais infectados.

Apesar da gravidade para o setor produtivo, a doença raramente atinge humanos. Mesmo assim, o Ministério da Agricultura reforça que a população deve seguir as orientações preventivas e garantir o preparo adequado de carnes e ovos — alimentos que continuam seguros para consumo, segundo as autoridades.

Vigilância

O Brasil é, atualmente, o único grande produtor mundial de carne e ovos que nunca teve o vírus da gripe aviária em plantéis comerciais, mesmo após décadas de circulação internacional da doença.

“O vírus da gripe aviária circula no mundo há pelo menos 30 anos. Há 19 anos já tem registros em granjas comerciais, e o Brasil, nesse período, se tornou o único grande produtor mundial de carne e ovos não tendo o vírus dentro dos seus plantéis comerciais, e isso não é coincidência”, destacou Fávaro.

A contenção do foco em Montenegro reforça a confiança internacional no sistema de defesa sanitária brasileiro — e reitera o compromisso do país com a segurança alimentar e a sanidade animal.