Transferência digital de veículos é lançada para todo o Estado de Minas Gerais

Inicialmente o serviço foi disponibilizado para testes em Divinópolis e Varginha, na região Sul, mas com os testes concluídos, a transferência digital de veículo foi disponibilizada a todos os municípios do Estado

, em Uberlândia

Está disponível para todo o Estado de Minas Gerais a transferência digital de propriedade de veículos. O anúncio aconteceu nesta terça-feira (26) pelo governador Romeu Zema (Novo). A nova funcionalidade foi desenvolvida pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG).

Realizado por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), inicialmente o serviço foi disponibilizado para testes em Divinópolis, na região Centro-Oeste do estado, e recentemente em Varginha, na região Sul. Com os testes concluídos, a novidade já poderá ser acessada em todos os municípios mineiros.

lança transferência digital de veículos
Governador no lançamento para todo o Estado – Crédito: Cristiano Machado / Imprensa MG

A princípio, a transferência digital estará disponível para pessoas físicas, sendo necessário que o veículo possua o Certificado de Registro de Veículo Eletrônico (CRV-e) emitido a partir de 2021. Tanto o comprador quanto o vendedor devem acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) com um cadastro no portal gov.br, nos níveis prata ou ouro. A segurança do processo é garantida por meio da autenticação on-line.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Com a transferência digital, o vendedor formaliza a transação no momento da venda, e as informações são registradas instantaneamente nas bases estaduais. O comprador apenas deverá levar o veículo ao ponto de vistoria para que, após a inspeção, a transferência de propriedade seja finalizada. Todo o processo é monitorado pela equipe da CET-MG.

O novo serviço dispensa intermediários, elimina o reconhecimento de firma em cartório e a ida a uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) ou Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) para concluir a transferência.

Inicialmente, a expectativa é de que a ferramenta, desenvolvida pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), seja usada em 30% das transferências de veículos realizadas diariamente no estado.

Leia mais:

“O que nós estamos anunciando aqui hoje é a ampliação o serviço de transferência digital para toda Minas Gerais, melhorando, simplificando e colocando mais facilidade no celular, na mão do mineiro. O Estado não pode ser um agente complicador, um obstáculo para pessoas fazerem as coisas”, destacou o governador Romeu Zema.

“É uma economia de dinheiro, de papel e de tempo para o cidadão mineiro”, acrescentou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.

Com informações da Agência Estado

passo a passo