Uberaba obtém reconhecimento federal de situação de emergência devido à chuva

A Prefeitura pode solicitar à União recursos para ações de Defesa Civil por conta situação de emergência; em Minas Gerais, outras duas cidades estão na lista

, em Uberlândia

Uberaba e outras duas cidades de Minas Gerais entraram para a lista de localidades com perigo de desastres naturais do Governo Federal. No total, 30 municípios estão na portaria do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

 

Ruas inundadas em Uberaba
Uberaba já havia decretado Estado de Emergência municipal – Crédito: Arquivo pessoal

O reconhecimento de situação de emergência de Uberaba se deveu às chuvas intensas que caíram sobre o município, especialmente em outubro.

Por conta disso, a Prefeitura pode solicitar à União recursos para ações de Defesa Civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Sesastres (S2ID).

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no Diário Oficial da União com o valor a ser liberado.

Ainda em outubro a Prefeitura de Uberaba já havia decretado Estado de Emergência no Município por 180 dias.

Minas e Brasil
Os 30 municípios na lista dos afetados por desastres naturais do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) foram listados em nos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Além de Uberaba, Galiléia entrou na lista devido às chuvas. Mendes Pimentel, também foi atingida por granizo.

Leia Mais: