Triângulo tem umidade do ar abaixo do ideal da OMS; saiba até quando fica o tempo seco
O índice de umidade do ar mais baixo do mês foi registrado na terça-feira (15). Tempo seco pode trazer prejuízos para a saúde humana
-
Uberlândia e cidades do Triângulo Mineiro permanecem abaixo do índice de umidade relativa do ar ideal para a Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de acima de 60%. Os municípios da região registraram números entre 21% e 30% nesta quinta-feira (17). Segundo o meteorologista Denis Garcia, o tempo deve continuar seco por pelo menos mais 7 a 8 dias.
“Nesta última semana os índices variaram bastante, mas durante a tarde eles têm ficado abaixo dos 30%. Desde o começo do mês tivemos índices baixos, com exceção de 3 ou 4 dias que tivemos maior nebulosidade e a umidade relativa do ar ficou acima dos 40%”, explicou o meteorologista.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Conforme Garcia, há previsão da umidade do ar continuar baixa na região, mas não é possível saber com certeza se haverá valores mais baixos do que os registrados nesta terça-feira (15), com índices de 20% em Prata, 21% em Ituiutaba e 22% em Uberlândia. Os valores foram os mais baixos do mês de julho.
“A menor do ano até agora, acredito eu, que tenha sido na terça-feira, com 23%. Ainda há previsão dessa umidade continuar baixa, mas é difícil cravar se teremos valores mais baixos do que esse, porque qualquer coisa muda o índice de umidade, como vegetação, massa de ar, frente fria, vento trazendo umidade de outra região”, comentou o meteorologista.
Segundo o Ministério da Saúde, o perigo da baixa umidade do ar é o aumento da incidência de doenças respiratórias. O período de seca também apresenta outra questão: uma maior incidência de incêndios florestais. Os baixos índices de umidade, somados a ventos fortes e temperaturas mais altas, se tornam o ambiente perfeito para a propagação de queimadas.
Cuidados com a saúde para períodos secos
- Hidrate-se ao longo do dia, bebendo água e ingerindo alimentos ricos em líquido, como frutas;
- Use soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento das mucosas e manter as vias respiratórias umedecidas;
- Evite exercícios no calor intenso, o sol forte e a baixa umidade do ar pode ser prejudicial à saúde;
- Cuide da sua pele diariamente, com hidratantes no rosto, mãos e lábios;
- Proteja-se do sol e da poeira com chapéus, bonés e óculos escuros;
- Mantenha a casa umidificada, com bacias com água, toalhas aquecidas ou úmidas, além de umidificadores de ar;
- Higienize as mãos e objetos com frequência para evitar vírus e bactérias.
