Clima seco em Uberlândia e região acende alerta para saúde e queimadas
Alerta emitido pelo Inmet atinge mais de 60 cidades de Minas Gerais, com umidade entre 17% e 25%, e tem previsão para durar até a próxima semana
-
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para Uberlândia e diversas cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba devido à baixa umidade relativa do ar. A condição crítica foi registrada nesta quarta-feira (30), quando Uberlândia atingiu apenas 11% de umidade, índice inferior ao registrado no deserto do Saara, que varia entre 14% e 20%.

A causa principal é a atuação de uma massa de ar polar seca e fria, que derrubou a umidade e as temperaturas em grande parte da região. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal de umidade está acima de 60%. Abaixo de 30%, já se considera situação de atenção, com impactos diretos na saúde da população e aumento do risco de queimadas.
Alerta de clima seco atinge 60 municípios mineiros
O alerta do Inmet atinge mais de 60 municípios mineiros, incluindo Uberaba, Araxá, Patos de Minas, Ituiutaba, Frutal e Patrocínio. Com a umidade prevista entre 17% e 25% nos próximos dias, a tendência é de que o clima seco persista até o início da próxima semana.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
As temperaturas mínimas também marcaram baixas em várias cidades da região na manhã desta quinta-feira (31). Em Uberlândia, os termômetros marcaram 2,4°C na zona rural e 7,1°C no perímetro urbano. Já no Prata, a zona rural registrou 0,5°C, e Patos de Minas chegou a 4°C.
Ocorrências de incêndios se intensificam
Neste período de estiagem, a região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba enfrentam uma onda crítica de incêndios em áreas ambientais, com focos registrados em Uberaba ao longo da terça-feira (29) em diversas regiões. As chamas atingiram vegetações, pastagens e árvores de grande porte em pontos diferentes e também na bacia do Rio Uberaba, onde um incêndio de grandes proporções causou danos significativos. Ao todo, foram mais de 15 horas de combate e o uso de cerca de 17 mil litros de água.
Saúde em risco e queimadas
De acordo com a Defesa Civil, a combinação de ar seco e frio favorece o ressecamento das vias respiratórias e aumenta a vulnerabilidade a infecções. Além disso, o risco de incêndios florestais e queimadas urbanas se eleva consideravelmente.
Veja as principais recomendações:
-
Beba bastante água, mesmo sem sede;
-
Evite exposição ao sol entre 10h e 17h;
-
Use hidratantes corporais e evite banhos quentes;
-
Mantenha os ambientes umidificados com bacias de água ou toalhas molhadas;
-
Evite limpar a casa com vassoura seca; prefira pano úmido;
-
Em caso de incêndio, acione o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Níveis de alerta do Inmet para umidade
-
Amarelo (perigo potencial): Umidade entre 21% e 30%
-
Laranja (perigo): Umidade entre 12% e 20%
-
Vermelho (grande perigo): Umidade abaixo de 12%