Starlink lança tecnologia de internet móvel via satélite nos EUA

Direct to Cell conecta smartphones diretamente aos satélites, eliminando a dependência de torres de telefonia

, em Uberlândia

-

A Starlink, empresa de satélites de Elon Musk, expandiu seus serviços ao lançar uma nova tecnologia que promete levar a internet móvel para regiões remotas nos Estados Unidos.
Com a tecnologia Direct to Cell, a Starlink, de Elon Musk, supera limitações de cobertura e garante acesso à internet em áreas isoladas — Crédito: Andrew Harnik/Getty Images

A iniciativa, chamada Direct to Cell, busca conectar smartphones a uma rede de satélites, permitindo o acesso à internet em áreas onde a cobertura tradicional de torres terrestres não chega.

Atualmente, o serviço da Starlink se limita ao envio e recebimento de mensagens de texto, mas a empresa já tem planos de ampliar a oferta para incluir chamadas de voz e áudios no futuro.

LEIA MAIS:

Sinal é direto dos satélites da Starlink

O grande diferencial da tecnologia é que, ao contrário dos serviços convencionais, ela não depende das torres de telefonia móvel ou dos terminais terrestres da empresa.

Tudo é feito diretamente através dos satélites da Starlink, criando uma rede mais robusta para quem vive em locais de difícil acesso.

Tecnologia Direct to Cell permite acesso à internet onde as torres de telefonia não alcançam — Crédito: Freepik

Embora a tecnologia tenha sido testada em situações de emergência, como no caso do furacão Helene, ela agora está disponível comercialmente nos EUA, com a aprovação da Comissão Federal de Comunicações (FCC).

Para garantir o funcionamento do Direct to Cell, a Starlink firmou parcerias com operadoras de celular, incluindo a gigante T-Mobile.

Por enquanto, não há informações sobre a expansão desse serviço para outros países, incluindo o Brasil.