Romaria 2025 terá mais sinalização, kits de segurança e ‘Passaporte do Romeiro’
Ações foram anunciadas em reunião com a concessionária, PRF, PMMG, DER e organizadores de barracas de apoio para garantir proteção aos pedestres e motoristas
-
Milhares de fiéis devem tomar as estradas do Triângulo Mineiro rumo ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia nos próximos meses. Mas a tradicional peregrinação, marcada por fé e promessas, também exige atenção à segurança viária. Nesta quinta-feira (29), representantes das principais barracas de apoio, polícias e outros órgãos se reuniram para alinhar estratégias voltadas à proteção de motoristas e romeiros durante a Romaria 2025. O encontro trouxe novidades como reforço na sinalização, distribuição de kits com coletes e lanternas, e até um “Passaporte do Romeiro” para registrar a jornada.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

As medidas apresentadas incluem ações voltadas tanto à prevenção de acidentes quanto ao apoio direto aos fiéis que caminham pelas rodovias da região, especialmente na LMG-748, uma das mais movimentadas durante o período da festa. Entre os destaques estão:
-
Reforço na sinalização da via;
-
Instalação de painéis eletrônicos informativos;
-
Iluminação extra em pontos de apoio oficiais;
-
Campanhas educativas para motoristas, pedestres e peregrinos;
-
Distribuição de kits de segurança com coletes refletivos e lanternas;
-
Viaturas posicionadas para resposta rápida em emergências.
Também foi apresentado o “Passaporte do Romeiro”, uma iniciativa que reúne orientações práticas para a jornada e permite registrar os pontos de parada ao longo do trajeto — uma lembrança simbólica inspirada em rotas de peregrinação como o Caminho de Santiago de Compostela.
Leia Mais
Luciene Vasconcelos, organizadora da barraca “Vasconcelos e Amigos”, há dez anos presente na LMG-748, elogiou a articulação entre os envolvidos. “No ano passado, já houve uma melhora significativa na segurança, e este ano a expectativa é ainda melhor. É muito importante termos esse espaço para dialogar e sermos ouvidos”, disse.
O reforço nas ações para garantir a segurança durante a romaria também foi destacado por Diogo Santiago, diretor-presidente da concessionária responsável pelo trecho. Segundo ele, as medidas fazem parte de um esforço conjunto para preservar vidas e promover uma convivência segura entre motoristas e peregrinos.
“Nosso maior interesse é contribuir com o desenvolvimento social, econômico e cultural das cidades onde atuamos. Muitas pessoas sonham em fazer a romaria, mas não sentem seguras, por isso é muito importante unirmos esforços para ampliarmos as ações de apoio. Além de preservarmos a vida, ajudamos a fazer essa peregrinação crescer, atraindo mais pessoas para os próximos eventos”, afirma.
A reunião foi uma iniciativa da concessionária EPR Triângulo Mineiro para garantir a segurança e o bem-estar de usuários e peregrinos. Além da concessionária, o evento teve a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Departamento Estadual de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e a Associação das Barracas de Apoio, Prefeituras, Basílica de Romaria e empresas parceiras também estão envolvidos nas articulações.