Operação contra o garimpo ilegal destrói 22 dragas no Sul de Minas

Ação conjunta fiscalizou 24 alvos de mineração irregular; ao final da ação, cinco pessoas foram presas em flagrante

, em Uberlândia

Uma megaoperação de combate ao garimpo clandestino, desmatamento e queimadas desarticulou uma rede de extração mineral ilegal que operava na região Sul de Minas Gerais. No balanço final, as equipes fiscalizaram 24 alvos de mineração irregular e efetuaram a prisão de cinco autores em flagrante.

Batizada de “Operação Protetor dos Biomas”, a ação ocorreu entre os dias 24 e 26 de junho, concentrando as fiscalizações nos leitos dos rios Verde, Baependi e Aiuruoca.

dragas usadas no garimpo ilegal destruídas pela polícia militar do meio ambiente
Operação contra o garimpo ilegal resultou em dragas destruídas, ouro apreendido e pessoas presas no Sul de Minas – Crédito: PMAmb/Reprodução

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Estrutura de guerra contra o crime organizado

Para fazer frente à complexidade geográfica e ao alto nível de organização dos garimpeiros na zona rural, o poder público empenhou uma estrutura de grande porte.

Sob o comando do Capitão PM Andreote, foram mobilizados 84 militares, incluindo equipes especializadas do Bope e do Comando de Aviação do Estado (Comave).

O aparato tecnológico e logístico contou com:

  • 26 viaturas terrestres;
  • 11 drones de alta precisão;
  • 10 embarcações para incursões fluviais;
  • 07 antenas Starlink, utilizadas para garantir comunicação de internet via satélite nas áreas mais isoladas;
  • 01 helicóptero Pégasus, usado no mapeamento estratégico e reconhecimento aéreo das dragas.

Veja a ação dos militares:

Também fizeram parte da ação a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio da 5ª Companhia de Meio Ambiente, de forma integrada com a Polícia Federal, o Ibama, a Agência Nacional de Mineração (ANM) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

MAIS! Operação apreende 21 toneladas de agrotóxicos irregulares em Uberaba

Prejuízo ao garimpo e apreensões

Durante os três dias de incursões, as equipes táticas aplicaram 33 autos de infração e notificação ambiental, além de cumprirem quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça.

A logística dos criminosos ainda foi prejudicada com a destruição de 22 dragas, que são maquinários pesados utilizados para sugar a terra do fundo dos rios em busca de minérios.

Veja o vídeo:

Os policiais também contabilizaram o confisco dos seguintes materiais e bens:

  • 300 gramas de ouro bruto extraído ilegalmente;
  • 11 embarcações recolhidas;
  • 04 veículos apreendidos.

Em nota, as instituições ressaltaram que a união de forças reforça a capacidade repressiva do Estado contra crimes que causam danos severos aos recursos hídricos, à fauna e à flora locais, garantindo a preservação dos ecossistemas e devolvendo a ordem pública e a paz social às comunidades ribeirinhas.