Conheça o ATR-72, avião que caiu com 61 pessoas em Vinhedo (SP)
Fabricado pela empresa francesa ATR, a aeronave é projetada para voos regionais
-
Um grave acidente aéreo chocou o Brasil nesta sexta-feira (9), após um avião ATR-72-500, operado pela companhia aérea VoePass, cair na região de Vinhedo, no interior de São Paulo. A aeronave, com capacidade para 74 passageiros, transportava 61 pessoas no momento do acidente. Segundo a Prefeitura de Valinhos (SP), cidade vizinha de Vinhedo, todas as pessoas morreram.
Leia Mais
O avião teria realizado 13 voos nas últimas 48 horas.
O voo 2283 decolou de Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos. A aeronave, fabricada pela empresa francesa ATR, é conhecida por sua versatilidade e amplamente utilizada em rotas regionais. O modelo ATR-72-500 possui características técnicas que permitem voos de média distância, com uma velocidade de cruzeiro de 511 km/h, que é a velocidade constante que uma aeronave opera na maior parte do voo. Além disso, o modelo voa a uma altitude de até 10 mil pés, equivalente a pouco mais de 3 mil metros.
Informações do ATR-72-500 (segundo a fabricante):
- Número de assentos: 74
- Velocidade de cruzeiro: 511 km/h
- Comprimento: 27 metros
- Envergadura: 27 metros
- Altura: 7,65 metros
- Autonomia de voo: 1.324 km

Posicionamento da VoePASS
Em nota, a VOEPASS informou que acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.
A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.
YouTuber mostra detalhes do avião, 11 dias antes da tragédia
O YouTuber Estevam, do canal “Estevam Pelo Mundo”, é conhecido por fazer vídeos de voos, dicas de destinos, hóteis e companhias aéreas. 11 dias antes do acidente, Estevam visitou a aeronave do modelo ATR-72 e mostrou detalhes do avião.