Brasileiros ficam presos no Chile durante nevasca a -7°C

Grupo com turistas está retido a mais de 4 mil metros de altitude e a operação de resgate foi mobilizada na madrugada

, em Uberlândia

-

Brasileiros ficam presos no Chile em meio a uma nevasca intensa e ventos de até 90 km/h. Pelo menos 19 turistas brasileiros, acompanhados de outros viajantes, estão retidos desde a tarde de quarta-feira (25) em uma estrada de alta montanha na região do Atacama. O grupo está isolado a mais de 4.200 metros de altitude, em uma área remota da Rota CH-27, sem sinal de celular, sob temperaturas de -7°C e com visibilidade quase nula. As autoridades chilenas montaram uma operação de resgate durante a madrugada desta quinta-feira (26), com o envio de uma patrulha equipada com mantimentos, agasalhos e suporte médico.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

19 brasileiros ficam presos no Chile durante nevasca
19 brasileiros ficam presos no Chile durante nevasca a -7º C – Crédito: X/Carabineros Región de Antofagasta/@CarabAntof

Brasileiros ficam presos no Chile

Os brasileiros estavam em um ônibus de turismo e seguiam em direção ao Passo Internacional Jama, na fronteira com a Argentina, quando ficaram presos próximo ao quilômetro 80 da rodovia. A situação se agravou após um caminhão derrapar no gelo e bloquear completamente a passagem, impedindo o avanço de outros veículos.

Além dos 19 brasileiros, também estão no local três representantes do Conselho de Povos Atacamenhos (CPA) e ao menos cinco caminhoneiros. Os viajantes têm entre 13 e 79 anos de idade.

Apesar da dificuldade de comunicação, um telefone via satélite a bordo de um dos veículos tem possibilitado contato com as autoridades locais. As equipes informaram que o ônibus ainda dispõe de meio tanque de combustível, essencial para manter o aquecimento interno.

×

Leia Mais

O Comitê de Gestão de Risco de Desastres (Cogrid) de San Pedro de Atacama foi acionado e organizou a operação de socorro. Com uma breve abertura nas condições climáticas durante a madrugada, bombeiros, policiais e especialistas em salvamento em áreas montanhosas foram enviados ao local. O trajeto até os veículos deve levar cerca de cinco horas.

Enquanto isso, uma base com 18 leitos e o apoio de sete profissionais de saúde foi montada para receber os resgatados. Até o momento, não há registro de feridos. A Passagem de Jama permanece fechada devido ao mau tempo.

As autoridades chilenas continuam monitorando a situação e avaliam novas janelas de resgate, caso as condições voltem a se deteriorar.

Veja a publicação da força policial chilena:

Região de #Antofagasta: Último relatório sobre o trabalho dos Carabineros da Prefeitura de El Loa, juntamente com bombeiros e equipes de resgate andino, na Rota 27CH para resgatar 27 pessoas isoladas pelo vento branco e pela neve.
🔴 EM DESENVOLVIMENTO