Bebê engasgado com leite materno é salvo por bombeiros em MG
Recém-nascido de seis dias foi socorrido em Sacramento após se engasgar; Bombeiros dá dicas sobre como proceder nestes casos
-
Um bebê engasgado com leite materno mobilizou o Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (14), em Sacramento, no Alto Paranaíba. Com seis dias de vida, o recém-nascido teve as vias aéreas obstruídas após a amamentação e precisou de atendimento de urgência.
A mãe entrou em contato com o Corpo de Bombeiros e, enquanto a viatura se deslocava até o endereço, uma soldado da corporação manteve contato com a família por telefone e orientou em tempo real a aplicação da manobra de desengasgo, o que foi essencial para que o bebê voltasse a respirar.
Quando os militares chegaram, a criança já apresentava sinais estáveis. Ainda assim, foi feita uma avaliação primária e o bebê foi encaminhado à Santa Casa de Misericórdia de Sacramento para atendimento médico.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Caso semelhante aconteceu salvou outro bebê engasgado
No fim de maio, um bebê de 12 dias também foi salvo após se engasgar com leite materno, no Assentamento Fidel Castro, em Uberlândia. Na ocasião, um policial civil que passava pelo local percebeu o desespero da mãe e levou o bebê até uma viatura do Corpo de Bombeiros que finalizava outro atendimento. Com técnica rápida e precisa, os militares conseguiram desobstruir as vias aéreas e evitar uma tragédia.
A situação reforça um ponto essencial: as manobras de desengasgo para bebês são diferentes daquelas aplicadas em crianças maiores e adultos.
Saiba o que fazer se o bebê engasgar:
Segundo o Corpo de Bombeiros, o procedimento correto para bebês com até 1 ano deve ser feito com muito cuidado. Veja o passo a passo recomendado.

Para bebês de até 1 ano:
-
Coloque o bebê de bruços, com a barriga sobre o seu antebraço, e a cabeça mais baixa que o tronco.
-
Apoie o braço em sua perna e segure firme a cabeça da criança.
-
Dê 5 tapas firmes nas costas, entre as escápulas (os ossos das costas, entre os ombros).
-
Vire o bebê de frente, ainda com a cabeça mais baixa, e faça 5 compressões torácicas no centro do peito, com dois dedos.
Para crianças maiores e adultos:
-
Fique atrás da pessoa, abrace-a pela cintura.
-
Feche uma das mãos em punho e posicione logo acima do umbigo.
-
Segure esse punho com a outra mão e empurre com força para dentro e para cima, esse é o movimento da manobra de Heimlich.
Mesmo após a retomada da respiração, é fundamental levar a criança a uma unidade de saúde para avaliação médica, especialmente em casos de recém-nascidos.
Capacitação e prevenção podem salvar vidas
O Corpo de Bombeiros reforça que todos os pais, familiares e cuidadores devem buscar orientação sobre primeiros socorros em bebês, principalmente sobre manobras de desobstrução das vias aéreas. Em situações como essas, cada segundo conta.
Em caso de emergência, o número para contato é o 193. O atendimento é gratuito e disponível 24 horas por dia.