Apagão no Chile deixa quase todo o país no escuro
Falha em linha de 500 mil volts deixa milhões sem luz; queda aconteceu no meio da tarde, por volta das 15h15
-
Um grande apagão deixou cerca de 20 milhões de pessoas sem eletricidade em 80% do território chileno na tarde desta terça-feira (25). O corte de energia começou por volta das 15h15 (horário local) e afetou desde a região norte de Arica e Parinacota até a sul de Los Lagos, incluindo a capital, Santiago.
A ministra do Interior e Segurança Pública, Carolina Tohá, informou que o problema foi causado por um desligamento em uma linha de transmissão de 500 mil volts.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Diante da crise, Tohá convocou uma reunião emergencial do Cogrid (Comitê de Gestão de Riscos e Desastres) para coordenar ações e acelerar a volta da energia.
“Estamos trabalhando para entender a origem do problema e restaurar o serviço o mais rápido possível”, disse a ministra em comunicado. Até o momento, não há previsão oficial para o restabelecimento total, mas equipes técnicas já estão em campo investigando a falha.
Leia Mais
O apagão paralisou o metrô de Santiago, deixou semáforos sem funcionar e impactou operações em minas de cobre, como a Escondida, a maior do mundo.A população enfrenta transtornos nas ruas, e empresas recorrem a geradores de emergência. O governo pediu calma e prometeu atualizações nas próximas horas.Notícia em atualização