A Prefeitura de Uberaba iniciou, nesta terça-feira (3), uma estratégia inédita no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças.
Com o uso de drones, a ação tem o objetivo localizar criadouros em áreas de difícil acesso, como calhas, caixas d’água e quintais de imóveis fechados, ampliando a eficácia no enfrentamento ao problema.
Uberaba aposta em drones para mapear focos do Aedes aegypti e prevenir arboviroses — Crédito: Freepik
A tecnologia será empregada durante dois dias, nesta terça (3) e quarta (4), em diversas regiões do município. A ação abrange bairros como Residencial Beija Flor I e II, Nova Era, Colibri e Colibri II, Ilha de Marajó, Pacaembu, Residencial Morumbi, Copacabana, Parque dos Girassóis e Girassóis II, Estância dos Ypês e Parque da Laranjeiras.
Uso de drones no combate ao Aedes aegypti ajudará a identificar focos em lugares inacessíveis
Segundo a prefeitura, o objetivo é superar as dificuldades enfrentadas pelos agentes de saúde no monitoramento de áreas inacessíveis e imóveis fechados, além de aprimorar as estratégias no combate ao mosquito.
Prefeitura busca identificar focos do mosquito em áreas inacessíveis de 12 bairros — Crédito: Raul Santana/Fiocruz
Após o mapeamento realizado pelos drones, os proprietários dos imóveis serão notificados. Equipes de campo, em conjunto com a Secretaria de Defesa Social, atuarão para eliminar os focos identificados.