Tomar café faz bem para a saúde? Estudo revela segredo para o envelhecimento saudável em mulheres

Pesquisadores da Universidade de Toronto descobriram os benefícios da ingestão de café diariamente em mulheres de meia-idade

, em Uberlândia

-

Para os amantes da cafeína, um estudo revela uma boa notícia: mulheres na faixa dos 50 anos que tomam café diariamente têm mais chances de envelhecer de forma mais saudável, livre de doenças crônicas graves e com boa saúde física, cognitiva e mental. A descoberta foi feita pela Universidade de Toronto, que analisou dados dietéticos de mais de 47 mil mulheres.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Café pode ajudar no envelhecimento saudável para mulheres com mais de 50 anos
Café pode ajudar no envelhecimento saudável para mulheres com mais de 50 anos – Crédito: Freepik

O estudo acompanhou mulheres na meia-idade por 30 anos para entender suas taxas de mortalidade e doenças. A descoberta foi surpreendente, as mulheres que bebiam de uma a três xícaras de café com cafeína por dia apresentaram mais probabilidade de chegar à idade avançada saudável. A pesquisa foi divulgada na reunião anual da Sociedade Americana para Nutrição, em Orlando, nos Estados Unidos da América, no início de junho.

Os mesmos resultados não foram encontrados no chá ou no café descafeinado. E outras bebidas com cafeína, como refrigerantes a base de cola, não apresentaram boas chances de envelhecimento saudável – pelo contrário, os resultados mostraram uma probabilidade de 20% a 26% menor quando associada a bebida.

×

Leia Mais

O que o estudo mostrou?

Mulheres de meia-idade que tomam café diariamente têm mais chances de envelhecer de forma saudável
Mulheres de meia-idade que tomam café diariamente têm mais chances de envelhecer de forma saudável – Crédito: Freepik

Os pesquisadores analisaram dados do Nurses’ Health Study, que coletou dados alimentares e de saúde desde 1984. A pesquisa avaliou a ingestão de cafeína com questionários de frequência alimentar validados.

A cada 80 mg de cafeína consumidos, a equipe analisou as mudanças na probabilidade de envelhecimento saudável e quais bebidas específicas. A pesquisa também levou em consideração outros fatores, como peso corporal, tabagismo, consumo de álcool, atividade física, nível de escolaridade e ingestão de proteínas.

O primeiro resultado veio em 2016, quando 3.706 mulheres participantes do estudo foram consideradas em um envelhecimento saudável. As integrantes consumiam em média 315 mg de café diariamente – o que é cerca de três xícaras pequenas –, entre os 45 e 60 anos.

Para as participantes, cada xícara de café extra por dia mostrou uma chance de 2% maior de sucesso na vida adulta. A pesquisa revelou que essas mulheres apresentaram menor prevalência de 11 doenças crônicas importantes, além de menores limitações físicas, problemas na saúde mental, na memória e na saúde cognitiva.

Segundo a coautora do estudo, a professora adjunta da Universidade de Toronto Sara Mahdavi, os resultados ainda são preliminares, mas mostram que pequenos hábitos consistentes podem moldar a saúde a longo prazo. No entanto, a descoberta não substitui hábitos de vida saudáveis.

“Embora este estudo contribua para evidências anteriores que sugerem que o consumo de café pode estar ligado ao envelhecimento saudável, os benefícios do café são relativamente modestos em comparação ao impacto geral de hábitos de vida saudáveis ​​e justificam uma investigação mais aprofundada”, comentou Mahdavi.