Ministério da Saúde visita Uberlândia para avaliar entrada no Samu
Secretário de Saúde recebeu representante federais e visitaram local que poderá ser primeira UPA de Uberlândia, no Morumbi, que é passo obrigatório para implementação do Samu
-
Representantes do Ministério da Saúde estão em Uberlândia para avaliar a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no município. Nesta quarta-feira (12), técnicas da pasta participaram de uma reunião com o secretário de saúde, Adenilson Lima, e depois fizeram uma visita técnica ao local em que será construída a nova UAI Morumbi.
Os trabalhos estão em estágio inicial e não há definições a respeito da adesão de Uberlândia. As duas representantes do ministério tiveram reunião no gabinete do prefeito Paulo Sérgio junto de profissionais da pasta da saúde de Uberlândia. Foram apresentados os projetos de construção da nova UAI, que vai ser a maior unidade de atendimento deste tipo na cidade.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
“O projeto que propusemos ao Ministério da Saúde foi muito bem aceito pelos arquitetos e parte técnica, que é transformação da UAI Morumbi em UPA (Unidade de Pronto Atendimento) contemplada com maior número de leitos. Já está licitada e pronta para começar a construção e será terminada e 18 meses”, explicou o secretário de Saúde, Adenilson Lima.
Ele adiantou que haverá uma reunião nesta quinta-feira (13) includindo o Estado de Minas Gerais e também a comissão de Urgência e Emergência do Conselho Municipal da Saúde, além do coordenador nacional da Urgência e Emergência, que fará análise técnica do Município. “Até sexta (14) faremos o fechamento e
iremos a Brasília no final do mês”, disse Lima
Se o município for aprovado para a adesão, receberá recursos estaduais e federais para os atendimentos de urgência e emergência.