Atendimentos por síndrome respiratória crescem em Uberlândia e Minas entra em emergência

Segundo o Estado, até o dia 26 de abril, já haviam registradas 26.817 internações por SRAG e 397 mortes apenas em 2025

, em Uberlândia

-

O Governo de Minas Gerais decretou, nesta sexta-feira (2), emergência em saúde pública devido ao aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado. A medida permite a adoção imediata de ações administrativas e assistenciais, como a contratação de profissionais e a aquisição de insumos.

Segundo o Estado, até o dia 26 de abril, já haviam registradas 26.817 internações por SRAG e 397 mortes apenas em 2025. Crianças de até 1 ano de idade e idosos acima de 60 anos concentram a maioria das internações.

Em Uberlândia, conforme a Secretaria Municipal de Saúde, também foi registrado um aumento no número de atendimentos nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), principalmente de crianças com sintomas respiratórios — seguindo a tendência do que ocorre no estado.

Com isso, ainda conforme o município, houve reforço nas escalas de enfermagem e na presença de pediatras nas unidades que são referência nessa especialidade.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Síndrome respiratória crescem em Uberlândia
Síndrome respiratória crescem em Uberlândia, maioria dos casos é registrado em crianças – Credito: Tv Paranaíba/ Arquivo

Vacinação contra a influenza

Segue em todo o estado a campanha de vacinação contra a gripe, que agora faz parte do calendário de rotina e estará disponível durante todo o ano. Até o momento, Minas Gerais recebeu 5,7 milhões de doses, já distribuídas aos municípios.

No último sábado (26), o Governo de Minas ampliou a vacinação para toda a população acima de 6 meses.

×

Leia Mais

Pessoa sendo vacinada em uma unidade de saúde
As UAIs, UBSs e UBSFs, em Uberlândia, têm horários diferentes para atender a necessidade da população – Crédito: reprodução TV Paranaíba

Até o momento, foram aplicadas aproximadamente 73.800 doses da vacina contra a influenza em Uberlândia. Considerando o Censo de 2022, que registrou 713.224 habitantes na cidade, apenas 10,34% da população foi vacinada.

Crianças, idosos e gestantes têm como meta de cobertura vacinal os 90%. No entanto, até agora, apenas 34% dos idosos, 26,71% das gestantes e 11,5% das crianças foram imunizados.

VEJA TAMBÉM: Saiba como se prevenir das doenças respiratórias que aumentam no outono

Ainda de acordo com a Prefeitura, o município conta com 75 salas de vacinação disponíveis de segunda a sexta-feira, além do Vacimóvel, que está estacionado na Praça Tubal Vilela para facilitar o acesso da população à vacina.