Amamentar é ouro: Banco de Leite da UFU intensifica ações no Agosto Dourado

Campanha reforça a importância da doação de leite humano e do apoio à amamentação, fundamentais para a saúde dos bebês

, em Uberlândia

-

Com ações educativas, coletas domiciliares e apoio a mães em dificuldades, o Banco de Leite Humano do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh) se mobiliza neste Agosto Dourado para reforçar a importância da amamentação e incentivar a doação de leite materno. A campanha, que acontece em todo o país, é um alerta sobre o impacto vital do leite humano na saúde de bebês e na redução da mortalidade infantil.

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo ao aleitamento materno, considerado o padrão ouro de nutrição para os bebês. A cor dourada representa a qualidade do leite humano. Em Uberlândia, o Banco de Leite da UFU atua para promover a amamentação durante todo o ano e, no mês da campanha, as ações se intensificam, com palestras, eventos científicos e atividades voltadas à sensibilização da sociedade.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Banco de Leite da UFU
O Agosto Dourado é um alerta sobre a importância do leite humano na saúde de bebês e na redução da mortalidade infantil – Crédito: Freepik

Além de orientar mães que enfrentam dificuldades para amamentar, a equipe do Banco de Leite realiza coletas domiciliares de leite materno. “A própria doadora é quem faz as extrações de leite ao logo da semana. Fornecemos os frascos de vidro com tampa de plástico, já esterilizados, e fazemos orientações quanto aos cuidados de higiene, armazenamento e transporte.

No Banco de Leite Humano este leite passa por um rigoroso processo de controle de qualidade para que não tenha risco de contaminações. É necessário também que todas as doadoras apresentem os exames de sangue realizados no pré-natal. A distribuição é feita exclusivamente para bebês internados na Unidade Neonatal do HC-UFU”, informa o hospital. Em média, 40 bebês prematuros são beneficiados diariamente com as doações.

O leite humano doado é essencial para o desenvolvimento e a recuperação desses bebês. Rico em anticorpos e nutrientes, ele fortalece a imunidade, melhora a digestão e o desenvolvimento cerebral, e reduz o tempo de internação hospitalar.

Como doar leite materno

Para doar, a mulher precisa estar amamentando seu próprio bebê, ter boa saúde, não fumar, não consumir bebidas alcoólicas ou outras drogas, e apresentar os exames de sangue realizados no pré-natal. Também é necessário informar o uso de medicamentos. O processo é simples: basta entrar em contato com o Banco de Leite pelo telefone (34) 3218-2666 e fazer o cadastro. Os frascos esterilizados são fornecidos gratuitamente e a equipe orienta todo o processo de coleta e armazenamento.

De acordo com o HC-UFU, uma campanha realizada em março impulsionou as doações e aumentou em 50% o volume de leite coletado nos quatro meses seguintes. O resultado foi fundamental para manter os estoques em níveis adequados, mas a necessidade é contínua e a divulgação desse trabalho pode ajudar a mobilizar novas doadoras.

×

Leia Mais

Dificuldades com a amamentação

Entre as dificuldades mais comuns enfrentadas pelas mães durante a amamentação estão dor, fissuras mamárias, ganho de peso insuficiente do bebê e sensação de baixa produção de leite. O Banco de Leite oferece apoio multiprofissional, com pediatras, nutricionistas, enfermeiros, fonoaudiólogos e psicólogos, para auxiliar as mães a superarem esses desafios.

Mitos como “leite fraco” ou “é normal sentir dor ao amamentar” ainda precisam ser combatidos. A orientação é procurar ajuda em uma Unidade Básica de Saúde ou diretamente no Banco de Leite.

Banco de Leite da UFU
O Banco de Leite da UFU oferece apoio multiprofissional, para auxiliar as mães a superarem desafios na amamentação – Crédito: Freepik/Divulgação

Mesmo que o bebê não tenha nascido no HC-UFU, qualquer mãe pode procurar o serviço para receber orientações e apoio sobre amamentação. Já o leite doado é destinado exclusivamente aos recém-nascidos internados na unidade neonatal da instituição.

Neste Agosto Dourado, o Banco de Leite Humano da UFU reforça seu papel essencial no cuidado neonatal e no apoio às mães. Com estoques estáveis, mas demanda contínua, a instituição permanece mobilizada para garantir que mais bebês tenham acesso ao leite materno e, com ele, uma chance maior de recuperação e desenvolvimento saudável. A expectativa é de que a campanha intensifique doações e fortaleça, ainda mais, a rede de proteção à primeira infância.