Irã ataca bases militares dos EUA no Catar e país fecha espaço aéreo

Mísseis enviados às bases militares dos EUA é uma retaliação após ataques norte-americanos ao Irã no sábado (21)

, em Uberlândia

-

O Irã contra-atacou bases militares dos Estados Unidos (EUA) no Catar, nesta segunda-feira (23). A retaliação veio como forma de resposta após o ataque do governo norte-americano às instalações nucleares iranianas.

O Catar fechou temporariamente o espaço aéreo do país após a escalada do conflito. A informação foi confirmada nas redes sociais da companhia aérea Qatar Airways, que informou a suspensão temporária de seus voos em decorrência da decisão do governo.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Irã ataca bases militares dos EUA em Catar
Moradores relataram ouvir fortes explosões no Catar – Crédito: Reprodução/Redes sociais

Segundo informações do site R7, os ataques com mísseis foram aprovados pelo Líder Supremo do Irã, Ali Khamenei. Moradores do Catar alegaram ouvir fortes explosões e serem pegos de surpresa, sem aviso do governo.

O Ministério da Defesa do país afirmou que interceptou os ataques. No entanto, demais detalhes não foram divulgados.

MAIS! EUA X Irã: relembre os principais conflitos entre os países ao longo dos anos

O ataque norte-americano ao Irã

O presidente norte-americano, Donald Trump, informou em suas redes sociais o ataque contra o Irã no sábado (21). No comunicado, ele afirmou que completaram com sucesso o ataque em três bases nucleares, incluindo Forsow, Natanz a Esfahan.

Confira um trecho da postagem:

“Todas as aeronaves estão agora fora do espaço aéreo do Irã. Uma carga completa de bombas foi lançada na base principal, Fordow. Todas as naves estão retornando para casa seguras. Parabéns para os nossos grandes guerreiros americanos. Não há outro exército no mundo que poderia ter feito isso. Agora é tempo para paz!”.

×

Leia Mais

No domingo (22), o Departamento de Defesa dos Estados Unidos falou sobre os ataques, nomeados de “Operação Martelo da Meia-Noite”. O órgão compartilhou elogios do Secretário de Defesa, Pete Hegseth, e o general da Força Aérea, Dan Caine, sobre a operação que foram ditos em coletiva de imprensa no Pentágono.

“A ordem que recebemos do nosso comandante-chefe foi focada, poderosa e clara. Devastamos o programa nuclear iraniano”, disse Hegseth no discurso.

O departamento alegou que a operação não tinha como alvo tropas ou cidadãos iranianos.