Governador Romeu Zema cumpre agenda em Araxá e Uberlândia
Político participou de evento sobre mineração em Araxá e seguiu para encontro com a diretoria da Aciub em Uberlândia
-
O governador Romeu Zema cumpriu agenda em duas cidades do Triângulo Mineiro nesta segunda-feira (1º). No início da tarde, o governador esteve em Araxá onde participou de um evento da St George Mining sobre o setor de mineração. Logo depois, ele seguiu para Uberlândia, onde participou de evento numa fábrica de bebidas e depois teve encontro reservado com a diretoria da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) e convidados.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Em Araxá, Zema acompanhou a apresentação do balanço de 2025 da St George Mining, empresa australiana que está em fase de pré-produção e planeja iniciar a exploração de nióbio e terras raras em 2027.
Durante o discurso, ele relembrou as tragédias de Mariana e Brumadinho e defendeu que a mineração no Estado vive um momento de transformação, impulsionado pela tecnologia.
“Barragens que foram feitas durante 40 anos estão sendo reprocessadas agora porque, naquela época, não havia tecnologia para retirar parte do minério que está lá”, afirmou o governador ao comentar alternativas mais sustentáveis para o setor.
Encontro em Uberlândia para discutir gestão
Após cumprir agenda em Araxá, o governador Romeu Zema seguiu para Uberlândia, onde participou do lançamento das novas linhas produtivas da unidade da Ambev e de uma apresentação interna sobre a condução da administração pública em Minas Gerais.
A ampliação da fábrica, localizada em Uberlândia, marca um novo ciclo de investimentos da companhia. Com cerca de R$ 1,3 bilhão aplicados, a Ambev busca reforçar a produção de cervejas premium na região Sudeste.
Já na Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), Zema destacou resultados recentes de sua gestão, metas para 2026 e os impactos da chamada “gestão profissionalizada” no desempenho fiscal do Estado.
Leia Mais
Em coletiva repercutida pela TV Paranaíba antes do evento, o governador também comentou o cenário econômico e defendeu práticas de transparência como princípio básico de gestão.
“A importância vai muito na linha de mostrarmos que somos uma gestão que não teme prestar contas. Sou favorável a uma lei que obrigue todo gestor público a apresentar suas contas. O que eu gasto neste mês, no próximo mês está no Portal da Transparência de Minas. Transparência significa uma gestão melhor”, afirmou.