Comitiva brasileira resgatada de Israel faz última escala antes de chegar no Brasil
Grupo de autoridades segue de Cabo Verde para o Brasil na manhã de quarta-feira (18) após missão marcada por tensão no Oriente Médio
-
O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), deixou a Arábia Saudita pela manhã junto da comitiva brasileira resgatada e já chegou à Ilha do Sal, localizada em Cabo Verde, nesta tarde (17). Conforme informado por ele, a expectativa é que ele e os demais brasileiros desembarquem em território nacional na manhã desta quarta-feira (18).
“Vai estar em Divinópolis amanhã, hein, Janete? Amanhã, a gente segue pela manhã para Natal. Daqui a Natal são três horas de voo. De Natal a gente pega um voo junto, eu, o secretário de segurança, Márcio Lobato e a Janete, que é a vice-prefeita de Divinópolis. A gente pega um voo da Azul que vai direto para Belo Horizonte. Chega em Belo Horizonte, no aeroporto de Confins, às 14h”, compartilhou no Instagram.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Damião e os outros integrantes políticos brasileiros que também estavam em Israel saíram pela manhã da Arábia Saudita. O avião realizou duas paradas, uma em Palma de Mallorca na Espanha e a segunda em Cabo Verde, última parada da escala, rumo ao Brasil.
O avião foi fretado pelo deputado federal Mersinho Lucena (PP), filho do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), que também integra a comitiva.
Além do prefeito da capital mineira, compõem a comitiva o secretário municipal de Segurança Pública de BH, Márcio Lobato; o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP); o deputado federal Mersinho Lucena (PP); e a vice-prefeita de Divinópolis (MG), Janete Aparecida (Avante).
Leia Mais
Autoridades em Israel
A missão oficial da comitiva brasileira resgatada tinha como objetivo a busca por novas tecnologias voltadas à segurança pública, especialmente no contexto urbano.
Após o início dos ataques aéreos entre Israel e Irã na última sexta-feira (13), o grupo precisou se refugiar em bunkers.
No domingo (15), parte da comitiva cruzou a fronteira de Israel com a Jordânia, como confirmou a Frente Parlamentar Brasil-Israel. De lá, seguiram para a Arábia Saudita.

Delegação em Israel reclamam de falta de apoio do Itamaraty
Nesta terça-feira (17), as autoridades brasileiras em Israel se manifestaram nas redes sociais não concordarem com uma nota do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) que, segundo eles, afirma que o Governo não tinha conhecimento da missão do grupo.
O comunicado foi compartilhado por meio das redes sociais do prefeito de João Pessoa, prefeito de Belo Horizonte, vice-Prefeita de Goiânia, prefeito de Nova Friburgo e o deputado federal Emerson Lucena. Segundo o grupo, a ataques aéreos entre Israel e Irã contradiz o que foi conversado em uma reunião online com os diplomatas brasileiros de Tel Aviv, em Israel, no último sábado (14).
“Nessa ocasião, os diplomatas confirmaram ter sido devidamente informados, com antecedência, sobre a missão, particularmente no que diz respeito à segunda comitiva de prefeitos e a um governador, informação esta repassada pelo consórcio de municípios organizador da viagem”, comunicou a nota das autoridades.