Apesar da Lei Magnitsky, Moraes não tem bens, dinheiro ou propriedade nos EUA

EUA puniu o ministro do STF Alexandre de Moraes com a Lei Magnitsky, sanção econômica dada a acusados de corrupção ou graves violações de direitos humanos

, em Uberlândia

O governo dos Estados Unidos puniu o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, com a Lei Magnitsky, nesta quarta-feira (30). A medida inclui o bloqueio de contas bancárias e de bens em solo norte-americano, além da proibição da entrada no país. No entanto, Moraes não tem e nunca teve bens, dinheiro ou propriedades nos Estados Unidos. E o seu visto de entrada no país está vencido há dois anos.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Ministro do STF, Alexandre de Moraes
Moraes não tem bens, dinheiro ou propriedade nos EUA – Crédito: Agência Brasil/Creative Commons
×

Leia Mais

Segundo o portal R7, a Lei Magnistky, geralmente, é aplicada a acusados de corrupção ou graves violações de direitos humanos. O argumento do governo norte-americano é que Moraes usou o seu cargo para autorizar prisões preventivas arbitrárias e suprimir a liberdade de expressão.

O secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, afirma que “Alexandre de Moraes assumiu a responsabilidade de ser juiz e júri em uma caça às bruxas ilegal contra cidadãos e empresas americanas e brasileiras”. Bessent também citou o ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro, afirmando que Moraes perseguiu politicamente Bolsonaro.

Conflitos diplomáticos entre EUA e Brasil

Nesta quarta-feira (30), o presidente dos Estados Unidos Donald Trump assinou uma ordem executiva que oficializa o chamado “tarifaço” de 50% sobre a exportação de produtos brasileiros ao solo norte-americano. O decreto, que passa a valer a partir do dia 6 de agosto, estabelece uma taxa adicional de 40% ao Brasil, elevando o total para 50%.