Grupo Paranaíba lamenta a morte de Ettore Braia, um dos maiores comunicadores de Uberlândia
Braia, conhecido como “Sr. Rádio”, foi diretor comercial do Grupo Paranaíba e referência histórica no jornalismo pelo seu vasto conhecimento
-
Faleceu nesta quinta-feira (5), aos 82 anos, Ettore Bronzatti Maciel Braia, ex-diretor comercial do Grupo Paranaíba e um dos nomes mais marcantes da comunicação em Uberlândia. O velório será na funerária Angêlo Cunha, na A. Getúlio Vargas, a partir das 12h. O sepultamento será no cemitério São Pedro, às 17h30.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Natural de São Tomás de Aquino (MG), Ettore iniciou sua carreira como locutor de rádio em sua cidade natal. Na década de 1960, mudou-se para Uberlândia, onde construiu uma trajetória sólida à frente de importantes emissoras, como Rádio Bela Vista, Rádio Cultura, Rádio Visão e Rádio Educadora, além do próprio Grupo Paranaíba, onde ocupou o cargo de diretor comercial.
Conhecido como “Sr. Rádio”, Ettore Braia era considerado um profundo conhecedor de todas as etapas da comunicação: dominava desde a área técnica até os setores artístico e jornalístico. Também atuou como jornalista, locutor e comentarista, tendo contribuído com o crescimento de diversos veículos de comunicação da região.
Além de seu trabalho no rádio, Ettore esteve à frente de departamentos comerciais de empresas de telecomunicação e concessionárias de veículos.
O Grupo Paranaíba agradece pela trajetória e o legado deixado por Ettore Braia:
“Descansou. Nossas mais sinceras e fortes homenagens a sua família e amigos. Ettore foi e será lembrado pela sua presença em grandes momentos sociais e filantrópicos de nossa cidade além de participar por décadas com todos os méritos aos serviços da Radiodifusão Brasileira. O Grupo Paranaiba perde um grande amigo e companheiro dedicado. Nossos sentimentos neste momento de dor.
Ary de Castro Santos Jr
Presidente do Grupo Paranaíba de Comunicação
O Grupo Paranaíba manifesta solidariedade à esposa Auxiliadora e a todos os familiares e amigos neste momento de luto.
Notas de pesar
A Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) se manifestou por meio de nota oficial:
“É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Ettore Bronzatti Maciel Braia, sogro do presidente Fábio Túlio. Ele faleceu nesta manhã, aos 82 anos. Assim que tivermos informações sobre o velório e sepultamento, informaremos aqui.
Reconhecido como locutor, apresentador e diretor de rádio, Ettore iniciou sua trajetória nas rádios de sua terra natal, São Tomás de Aquino (MG). Na década de 60 mudou-se para Uberlândia, onde trabalhou em diversas emissoras, como a Rádio Cultura, Visão e por último a Rádio Educadora, do Grupo Paranaíba, até se aposentar.
A força de sua voz, presença marcante e profissionalismo o tornaram conhecido e uma referência além das Minas Gerais, sempre compartilhando sua experiência e sabedoria. Conhecido pela capacidade de se conectar com ouvintes, Ettore era querido por seu tom acolhedor e paixão pela comunicação, deixando um legado de profissionalismo, comprometimento e inspiração.
A Aciub, em nome de sua diretoria, associados e colaboradores, manifesta os sentimentos ao presidente Fábio Túlio, à esposa Josianne e a toda a família e amigos de Ettore.
Descanse em paz, Ettore Braia. Seu legado permanecerá vivo nas ondas do rádio e na memória de todos que o admiraram”.
O prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio, também lamentou:
“Recebo com muito pesar a notícia da passagem do grande profissional Ettore Braia. Nome significativo que auxiliou na construção do competente setor de Comunicação que Uberlândia tem, Ettore sem dúvidas contribuiu para posicionar a cidade como destaque nesse segmento. Como muitos aqui, ele escolheu Uberlândia para viver com sua família e, na cidade que amamos, trabalhou para qualificar o rádio. À família e amigos os meus sentimentos.”