A Prefeitura de Uberlândia anunciou nesta segunda-feira (4), a realização de um mutirão de saúde dedicado ao público masculino como parte da campanha “Novembro Azul” 2024, que tem o objetivo de combater o câncer de próstata.
Segundo o prefeito Odelmo Leão, serão oferecidos 400 atendimentos em urologia, 600 exames de ultrassonografia de próstata e 100 cirurgias específicas para pacientes que necessitam de procedimentos de prostatectomia e ressecção de próstata.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Essa iniciativa facilita o acesso a consultas e exames para aqueles que apresentam suspeitas ou diagnóstico de câncer de próstata, oferecendo uma rede de apoio ampla e articulada para o tratamento.
A seleção dos pacientes que participarão do mutirão será realizada pela Central Municipal de Regulação, que já possui um banco de dados com solicitações registradas.
Os atendimentos, direcionados a homens com indicação de hipertrofia de próstata ou suspeita de câncer, visam acelerar diagnósticos e tratamentos em uma abordagem humanizada e ágil.
Pacientes classificados como prioritários terão acesso a ultrassonografias e cirurgias, caso necessário.
Os exames de ultrassonografia serão realizados em clínicas conveniadas.
LEIA MAIS:
- Proteja-se e proteja quem você ama: começa a campanha de multivacinação em Uberlândia
- Tratamento da AME com medicação milionária chega a Uberlândia
- Para eles, a luta contra o câncer nunca tem fim, faz parte do dia a dia
Novembro azul: conscientização e educação nas unidades de saúde
Outro ponto de destaque na campanha é o trabalho de conscientização realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Profissionais de saúde estão promovendo palestras e rodas de conversa nas salas de espera, oferecendo informações sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e eliminação de preconceitos relacionados aos exames de próstata.
Acompanhe as últimas notícias sobre saúde!
A abordagem é uma tentativa de quebrar barreiras culturais que ainda cercam o tema, incentivando os homens a cuidarem da saúde de forma preventiva.
Saiba mais sobre o câncer de próstata
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), e também representa a segunda maior causa de morte por câncer no público masculino.
Dados como esses impulsionam ações como o “Novembro Azul”, que buscam informar, prevenir e desmistificar o câncer de próstata, promovendo um ambiente onde o cuidado com a saúde masculina seja visto com naturalidade e responsabilidade.
A recomendação geral é que os homens comecem a realizar exames de próstata regularmente a partir dos 50 anos, embora essa idade possa variar com base em alguns fatores.
Homens com histórico familiar, como um parente de primeiro grau que tenha tido câncer de próstata, devem iniciar os exames mais cedo, por volta dos 45 anos.