Uberlândia lança Vacimóvel para facilitar vacinação na cidade

O novo serviço itinerante busca ampliar o acesso às vacinas com uma van equipada para atendimento em diversos bairros 

22/10/2024 ÀS 16H50
- Atualizado Há 2 horas atrás

A Prefeitura Municipal de Uberlândia lançou o Vacimóvel, um serviço que promete facilitar o acesso da população às vacinas.  A van adaptada foi apresentada em coletiva de imprensa no Centro Administrativo Municipal, na tarde desta terça-feira (22).  

Lançamento do Vacimóvel aconteceu no embarque/desembarque do Centro Administrativo Municipal - Crédito: Tarcis Duarte
Lançamento do Vacimóvel aconteceu no embarque/desembarque do Centro Administrativo Municipal – Crédito: Tarcis Duarte

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O projeto é resultado da parceria entre os governos municipal e estadual, que pretende levar equipes do Programa Municipal de imunização e os imunizantes a todas as regiões da cidade.

O que é Vacimóvel?

O prefeito Odelmo Leão explicou que o Vacimóvel é uma pequena central de vacinação itinerante que vem para somar com as estratégias já desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde.  

“É praticamente uma sala de vacina extra: temos 74 nas unidades de saúde, o ‘Cantinho da Saúde’, que inauguramos em setembro no Terminal Central, e agora o Vacimóvel”, disse o prefeito. 

O Vacimóvel possui toda a estrutura necessária para atendimento. O veículo está equipado com câmara de vacina de 120 litros, ar-condicionado, isolamento térmico antichamas, bancadas com pia e cuba para higienização, cadeira fixa e giratória, mesas, armários e TV 24 polegadas.  

Projeto recebeu recursos do Governo Estadual

Foram investidos R$ 340.207 fornecidos pela Secretaria de Estado de Saúde e repassados ao Fundo Municipal. Adenilson Lima, secretário municipal de saúde, reforçou a fala de Odelmo, ao dizer que o Vacimóvel se juntará às ações do Programa Municipal de Imunização desenvolvido pela secretaria.  

“Uma vez que aderimos ao projeto estadual do Vacimóvel, obtivemos o financiamento para compra e adaptação da van, que vai nos auxiliar no atendimento à população. Como o prefeito disse, temos 75 salas de vacina, entre as existentes e a unidade de saúde no Terminal Central, e trabalhamos com diversas estratégias, como busca ativa de faltosos, campanhas e mapa de calor para identificar áreas com menor adesão a um determinado imunizante”, explicou Adenilson.  

LEIA MAIS:

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!