Trombose: entenda mais sobre doença que foi responsável pela amputação da perna de prefeita de SC

Geovana Gessner (MDB), prefeita de Trombudo Central foi internada na sexta-feira (20) após diagnóstico de trombose

, em Uberlândia
25/09/2024 ÀS 14H50
- Atualizado Há 2 semanas atrás

A prefeita Geovana Gessner, de 39, anos está em estado grave na UTI após diagnóstico de trombose. A prefeita da cidade de 7 mil habitantes passou por uma cirurgia e teve a perna esquerda amputada. Também neste ano, ela passou por outros procedimentos por conta da trombose.

Geovana Gessner foi internada na sexta-feira (20) após diagnóstico de trombose / Crédito: @gessnergeovana / Instagram / Reprodução
Geovana Gessner foi internada na sexta-feira (20) após diagnóstico de trombose / Crédito: @gessnergeovana / Instagram / Reprodução

➡️ Acompanhe as últimas notícias!

O que causa trombose?

A trombose é causada por uma formação de coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. A trombose geralmente se manifesta após uma cirurgia, um corte ou um período prolongado de imobilidade, sendo mais comum após intervenções cirúrgicas ortopédicas, oncológicas e ginecológicas.

Apesar de ser um problema que afeta mais mulheres, homens também podem desenvolver a condição. A incidência de trombose é ligeiramente maior entre as mulheres devido à maior exposição a fatores de risco, como o uso de anticoncepcionais e a gravidez. 

Caso não tratada de maneira correta, a trombose pode evoluir para uma embolia, percorrendo a corrente sanguínea e podendo ficar presa no cérebro, nos pulmões, no coração ou em outra área, causando lesões graves.

Tipos de trombose

A trombose aguda é, em grande parte, solucionada naturalmente. O próprio corpo utiliza de mecanismos para dissolver os coágulos que provocam o entupimento das veias, sem deixar sequelas e sem evoluir para quadros mais graves.

Já a trombose crônica acontece quando, durante o processo de dissolução do coágulo natural, permanecem sequelas nas veias, comprometendo a estrutura das válvulas. Devido a essas alterações nas válvulas, o retorno venoso do sangue é dificultado, resultando em inchaço, varizes, escurecimento e endurecimento da pele, além de feridas e outras complicações.

Quais os sintomas?

  • Rigidez da musculatura na região em que se formou o trombo;
  • Vermelhidão ao longo da perna;
  • Inchaço na perna (que apareceu de repente ou inchaço que está piorando);
  • Aumento da temperatura (calor) da perna que está doendo;
  • Respiração curta e rápida e palpitações, podendo acontecer algum desmaio;
  • Tosse com sangue;
  • Dor no peito ou nas costas (que não é comum).

Prevenções da trombose

Pequenos cuidados podem ajudar a preveni-la, tanto após cirurgias quanto no dia a dia. Portanto, é essencial manter-se ativo, sempre que possível, realizar atividades físicas regularmente, consumir uma boa quantidade de líquidos, manter uma dieta equilibrada e evitar o consumo excessivo de álcool.

A trombose é mais frequente em mulheres / Crédito: Marochkina Anastasiia / Shutterstock.com
A trombose é mais frequente em mulheres / Crédito: Marochkina Anastasiia / Shutterstock.com

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

×

Leia Mais

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!