Fraudes virtuais crescem: Serasa alerta para golpes com uso de IA

Criminosos utilizam inteligências artificiais para criar anúncios enganosos e manipular imagens de celebridades, afetando milhares de pessoas

16/09/2024 ÀS 16H00
- Atualizado Há 4 semanas atrás

A Serasa anunciou nesta segunda-feira (16) que, entre janeiro e agosto, já removeu mais de 18 mil páginas de anúncios fraudulentos nas redes sociais, após denúncias feitas por clientes.

Golpistas estão utilizando novas tecnologias para prometer soluções financeiras enganosas, afetando milhares de pessoas. De acordo com a instituição, o uso de inteligências artificiais (IAs) impulsiona o aumento dessas ações criminosas.

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Serasa alerta para golpes
Usuários também enviaram cerca de 6 mil links para serem analisados como golpes e ações criminosas – Foto: Canva/ Reprodução

➡️Acompanhe as últimas notícias de Uberlândia!

Um dos métodos mais comuns é a manipulação de voz e imagem de celebridades, políticos e jornalistas, para atrair vítimas mais vulneráveis. Os golpistas costumam apresentar promessas de acordos ou descontos que parecem muito vantajosos.

Para combater esses ataques, a Serasa conta com suporte jurídico e a colaboração das redes sociais para remover as páginas fraudulentas. Confira algumas dicas para se proteger de golpes:

  • Verifique a autenticidade do site: ao acessar links, garanta que o endereço comece com “https://”;
  • Ícone de cadeado: procure o cadeado na barra de domínio, que indica um site seguro;
  • Perfis verificados: nas redes sociais, verifique se o perfil tem o selo de “verificado”;
  • Cuidado com links suspeitos: em caso de dúvida, não clique.
×

Leia Mais

 

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!