Tudo que você precisa saber sobre as eleições em Uberlândia no próximo domingo (6)

Última chance de conhecer os candidatos à Prefeitura de Uberlândia, rever sabatinas e o debate, além de conferir um guia completo para o dia das eleições em 2024

, em Uberlândia
02/10/2024 ÀS 08H00
- Atualizado Há 4 dias atrás

A contagem regressiva para as eleições em Uberlândia já começou. Faltando pouco para o primeiro turno, é essencial que os eleitores estejam bem informados e com suas decisões quase finalizadas sobre quem deve administrar a cidade nos próximos quatro anos.

Eleições em Uberlândia conta com 5 candidatos à prefeitura da cidade e mais de 500 candidatos à vereador – Crédito: TV Paranaíba/reprodução

Neste momento de definição, estudar as propostas de governo, acompanhar debates e sabatinas e entender as intenções de mudança dos candidatos são etapas fundamentais para garantir um voto consciente.

Para facilitar essa escolha, o Paranaíba Mais preparou um guia com tudo o que você precisa saber para votar de forma consciente no dia 6 de outubro.

Já escolheu seu vereador? Uberlândia tem mais de 500 candidaturas

Câmara Municipal de Uberlândia que emitiu parecer que suspende a PPP da Limpeza Urbana em Uberlândia
Uberlândia é uma das cidades com mais número de candidatos – Crédito: TV Paranaíba

Uma das questões centrais para os eleitores de Uberlândia diz respeito à escolha de seus representantes na Câmara Municipal, os vereadores.

Em um cenário que destaca a competitividade, a cidade se sobressai por ter o maior número de candidatos entre os municípios mineiros com mais de 200 mil eleitores.

Veja as últimas notícias sobre as Eleições 2024!

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao todo, são 525 candidaturas disputando 27 cadeiras, resultando em uma média de 19 candidatos por vaga.

O município, que conta com 530.871 eleitores, é o segundo maior colégio eleitoral de Minas Gerais, ficando atrás apenas de Belo Horizonte, que possui mais de 1,9 milhão de eleitores e uma média de 21 candidatos por vaga.

Últimos momentos: conheça mais sobre os candidatos à prefeitura de Uberlândia

Nas eleições de 2024, a disputa pela prefeitura de Uberlândia conta com cinco candidatos oficialmente registrados na Justiça Eleitoral.

Os candidatos que estão em busca da cadeira mais alta do Executivo municipal são: Leonídio Bouças (PSDB), Daphiny Preta (PRTB), Gilberto Cunha (PSTU), Paulo Sérgio (PP) e Dandara (PT).

Cada um deles traz propostas e visões distintas para o futuro da cidade, e a escolha dos eleitores no próximo pleito será decisivo para determinar os rumos de Uberlândia nos próximos anos.

A seguir, conheça mais sobre cada um dos candidatos e suas principais propostas.

Leonídio Bouças (PSDB)

Leonídio Bouças (PSDB) – Crédito: Divulgação

Vice: Gustavo Galassi
Coligação: UBERLÂNDIA PODE MAIS

Clique aqui e veja o perfil completo do candidato com seu plano de governo

Daphiny Preta (PRTB)

Daphiny Preta (PRTB) – Crédito: divulgação

Vice: Jorge Silva
Coligação: Não se aplica
Clique aqui e veja o perfil completo do candidato com seu plano de governo

Gilberto Cunha (PSTU)

Gilberto Cunha (PSTU) – Crédito: Divulgação

Vice: Gislaine Caixeta
Coligação: Não se aplica
Clique aqui e veja o perfil completo do candidato com seu plano de governo

Paulo Sérgio (PP)

Paulo Sérgio (PP) – Crédito: Divulgação

Vice: Vanderlei Pelizer
Coligação: UBERLÂNDIA PRA FRENTE
Clique aqui e veja o perfil completo do candidato com seu plano de governo

Dandara (PT)

Dandara (PT) – Crédito: Glória Flugel

Vice: Dr. Geraldo Jabbur
Coligação: UBERLÂNDIA É POSSÍVEL PARA TODOS
Clique aqui e veja o perfil completo do candidato com seu plano de governo

 

Eleitores de Uberlândia tiveram a oportunidade de conhecer os candidatos em debates e sabatinas

Durante o período eleitoral, o Grupo Paranaíba se empenhou em proporcionar aos eleitores de Uberlândia uma experiência rica em informação e debate.

Com o objetivo de apresentar os candidatos à prefeitura do município, a iniciativa incluiu uma série de sabatinas e um debate ao vivo, permitindo que os cidadãos conhecessem mais profundamente as propostas dos concorrentes.

📲Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Sabatinas no Paranaíba Mais

Entre os dias 2 e 6 de setembro, o portal Paranaíba Mais organizou uma série de sabatinas com os cinco candidatos que disputam o cargo.

Durante esses encontros, jornalistas do Grupo Paranaíba realizaram uma série de perguntas incisivas, abordando temas cruciais que afetam diretamente a vida dos habitantes da cidade.

Os candidatos tiveram a chance de apresentar suas propostas e discutir suas visões para áreas de interesse público, como saúde, educação, infraestrutura e segurança.

Leia na íntegra as sabatinas dos 5 candidatos:

Debate ao vivo na TV Paranaíba

Debate entre os candidatos à Prefeitura de Uberlândia
O debate foi marcado por trocas de acusações entre os candidatos das eleições em Uberlândia – Crédito: Reprodução TV Paranaíba

No último sábado, 28 de setembro, os candidatos Dandara (PT), Leonídio Bouças (PSDB) e Paulo Sérgio (PP) se reuniram para um debate ao vivo, transmitido por todas as plataformas do Grupo Paranaíba.

Mediado pelo jornalista e apresentador Danilo Caixeta, o evento foi uma oportunidade imperdível para os eleitores compreenderem as nuances das propostas e os posicionamentos dos principais concorrentes na corrida pela prefeitura. Veja o debate completo:

Guia completo: tudo o que você precisa saber para o dia da votação

  • Dia e horário da votação
Horário de votação será unificado mais um vez ao horário de Brasília em todo país  – Foto: TV Paranaíba/reprodução

O primeiro turno das eleições municipais de 2024 ocorrerá no dia 6 de outubro, com votação das 8h às 17h, no horário de Brasília.

Caso seja necessário um segundo turno, este está previsto para o dia 27 de outubro, também das 8h às 17h.

  • Quais documentos levar para votar
Títulor de Eleitor deve estar acompanhando de um documento com foto – Crédito: Paranaíba Mais

Para votar, é obrigatório apresentar um documento oficial de identificação com foto. Os documentos aceitos incluem:

  • Carteira de Identidade (RG);
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Carteira de Trabalho;
  • Certificado de Reservista (para homens que prestaram serviço militar);
  • Identidade Social (para pessoas trans e travestis);
  • Aplicativo e-Título (para quem já cadastrou as impressões digitais na Justiça Eleitoral e possui fotografia no documento digital).

Não é necessário levar o título de eleitor, desde que você apresente um dos documentos acima. Certifique-se de que o documento esteja em bom estado e que a foto permita sua identificação.

Caso você tenha realizado o cadastro biométrico e possua o e-Título, pode utilizá-lo como identificação no dia da votação.

  • Como consultar meu local de votação

A consulta do seu local de votação pode ser feito pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelo aplicativo e-Título.

Para acessar pelo site do TSE, clique no menu “Serviços Eleitorais” na barra superior da página e depois em “Título e o local de votação”. Depois, é só pesquisar pelo nome, título de eleitor ou CPF.

O número da inscrição eleitoral, a zona eleitoral e o local de votação, com endereço completo, estarão disponíveis na página.

Pelo e-Título, a versão digital do título de eleitor, o local de votação aparece logo no início, abaixo do nome do eleitor.

O aplicativo pode ser baixado de graça nas lojas de aplicativos.

É possível obter a via digital do título pelo aplicativo e-Título – Crédito: Tv Paranaíba/reprodução

Nas Eleições 2024, que definirão prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil cidades, o local de votação pôde ser alterado temporariamente em alguns casos permitidos pelo TSE. Os prazos para os pedidos de transferência temporária terminaram em agosto.

O que pode e o que não pode nas eleições em Uberlândia

Eleições em Uberlândia
Urnas para as eleições em Uberlândia foram testadas e conferidas pela Justiça Eleitoral – Crédito: TRE-MG

O que é permitido?

No dia das eleições, os eleitores têm o direito de expressar sua preferência política, desde que essa manifestação seja individual e silenciosa.

Isso significa que qualquer cidadão pode usar bandeiras, broches, camisetas, adesivos ou qualquer outro acessório que demonstre apoio a um candidato, partido, coligação ou federação.

No entanto, essa manifestação deve ser discreta, sem tentativas de influenciar outros eleitores ou promover aglomerações.

O que é proibido?

Não é permitido que grupos de pessoas se reúnam usando roupas ou instrumentos de propaganda que identifiquem partidos ou candidatos.

Além disso, está vetada qualquer forma de abordagem, aliciamento ou tentativa de convencer eleitores no local de votação, assim como a distribuição de camisetas ou qualquer outro material promocional.

Outro ponto importante é que, dentro das seções eleitorais, os mesários, servidores da Justiça Eleitoral e outros colaboradores envolvidos na apuração dos votos são proibidos de portar qualquer item que contenha propaganda de candidatos ou partidos.

Essa restrição visa garantir a neutralidade do processo eleitoral e evitar qualquer tipo de influência sobre o eleitorado.

Crimes eleitorais no dia das eleições

A legislação eleitoral também prevê uma série de ações que são consideradas crimes no dia da eleição. Entre elas estão o uso de alto-falantes e amplificadores de som, a realização de comícios ou carreatas, a persuasão direta de eleitores e a chamada “boca de urna”, que consiste na distribuição de materiais de campanha ou na tentativa de convencer eleitores nos locais de votação.

Além disso, não é permitida a divulgação de novas propagandas de candidatos ou partidos no dia da eleição.

Isso inclui tanto a distribuição de material impresso quanto a publicação de novos conteúdos na internet.

O impulsionamento de publicações também é proibido, embora conteúdos já publicados anteriormente possam ser mantidos no ar.

Como denunciar irregularidades?

Caso qualquer cidadão testemunhe uma infração às regras eleitorais, ele tem o direito e o dever de comunicar o ocorrido ao juízo eleitoral da zona onde a irregularidade foi observada.

Dependendo da gravidade da infração, a denúncia pode ser encaminhada ao Ministério Público para as devidas providências.

LEIA MAIS:

Veja também

Michele Araújo

59 segundos atrás

Michele Araújo

59 segundos atrás

Michele Araújo

59 segundos atrás

Michele Araújo

59 segundos atrás

Michele Araújo

59 segundos atrás

Michele Araújo

59 segundos atrás

Michele Araújo

59 segundos atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!