Animais perigosos: quais as diferenças entre peçonhentos e venenosos?

Conheça as características, perigos e as particularidades de cada um desses animais

, em Uberlândia
02/10/2024 ÀS 15H54
- Atualizado Há 4 dias atrás

Você sabia que existe diferença entre animais peçonhentos e venenosos? Pois é! Quando pensamos ou falamos sobre animais como cobras, aranhas, sapos e entre outros, é comum surgirem confusões sobre esses termos que definem a periculosidade desses animais.

Entenda a diferença entre animais peçonhentos e venenosos
Cobras, aranhas e escorpiões são exemplos de animais peçonhentos – Crédito: Freepik

Embora possam parecer sinônimos, eles possuem significados distintos e se referem a formas diferentes de como essas criaturas lidam com suas toxinas.

O que você precisa saber sobre os animais peçonhentos

Os animais peçonhentos possuem a habilidade de injetar ativamente o veneno em suas presas ou agressores. Isso ocorre por meio de estruturas especializadas, como dentes, ferrões ou espinhos, que permitem a inoculação direta da peçonha na corrente sanguínea do outro animal.

➡️ Acompanhe mais notícias sobre animais!

Esses venenos são produzidos por glândulas específicas no corpo do animal e são projetados para causar efeitos imediatos e muitas vezes graves.

Entenda a diferença entre animais peçonhentos e venenosos
Você sabia? Animais peçonhentos injetam ativamente o veneno em suas vítimas – Crédito: Freepik

Exemplos bem conhecidos de animais peçonhentos incluem cobras, aranhas e escorpiões. Cada um tem um mecanismo particular para inocular a peçonha.

Cobras, por exemplo, utilizam suas presas ocas para injetar o veneno, enquanto escorpiões usam seus ferrões. Outras animais menos conhecidas, como o peixe-pedra e até o dragão-de-komodo, também têm mecanismos peculiares para injetar suas toxinas.

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

diferença entre animais peçonhentos e venenosos
O peixe-pedra e o dragão-de-komodo também têm venenos perigosos — Crédito: Freepik

No caso do dragão-de-komodo, acredita-se que a saliva peçonhenta desempenhe um papel importante em suas mordidas.

Os animais venenosos e suas características

Diferente dos peçonhentos, os animais venenosos não possuem meios de injetar diretamente suas toxinas. Em vez disso, essas substâncias ficam presentes em partes de seu corpo, como a pele, e só causam envenenamento se o animal for tocado, comprimido ou ingerido.

Sapos possuem bolsas de veneno que só liberam toxinas quando pressionadas – Crédito: Freepik

O contato com a toxina pode causar reações adversas, mas a vítima precisa se expor ativamente a essas substâncias.

LEIA MAIS:

Os sapos são um exemplo clássico de animais venenosos. Eles têm bolsas de veneno na pele, que só liberam a toxina quando comprimidas. Outro exemplo famoso é o baiacu, um peixe que se ingerido pode ser fatal devido ao veneno presente em seus órgãos.

diferenças entre animais venenosos e peçonhentos
Conhecer as diferenças entre animais venenosos e peçonhentos pode evitar acidentes – Crédito: Freepik

A principal diferença entre animais peçonhentos e venenosos

A principal diferença entre animais peçonhentos e venenosos está na forma como o veneno é transmitido. Os peçonhentos injetam ativamente a toxina por meio de mordidas, picadas ou ferrões. Já os venenosos dependem de contato ou ingestão para que suas toxinas façam efeito.

Aranha envenenamento
A diferença entre animais peçonhentos e venenosos é que os peçonhentos injetam veneno e os venenosos liberam toxinas passivamente — Crédito: Freepik

É importante ressaltar que todo animal peçonhento também é venenoso, pois sua peçonha é uma forma de veneno. No entanto, o oposto não é verdade: nem todo animal venenoso é peçonhento, já que muitos deles não conseguem inocular ativamente a toxina.

O biólogo Henrique, em seu canal do Youtube, explica com mais detalhes as diferenças principais entre esses animais. Com mais de 17 mil visualizações, o profissional dá exemplos reais que falam sobre os efeitos das picadas e mordidas de animais peçonhentos e venenosos. Veja o vídeo completo:

Veja também

Michele Araújo

4 minutos atrás

Michele Araújo

4 minutos atrás

Michele Araújo

4 minutos atrás

Michele Araújo

4 minutos atrás

Michele Araújo

5 minutos atrás

Michele Araújo

5 minutos atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!