Maior colecionadora de itens da Hello Kitty de Minas Gerais celebra os 50 anos da personagem

Fernanda Brito é de Uberaba e acredita ter mais de dois mil itens da Hello Kitty em casa; dos 50 anos de existência da personagem, Fernanda admira a boneca há 40.

, em Uberlândia
21/07/2024 ÀS 11H20
- Atualizado Há 2 meses atrás

Uma completa 46 anos no próximo mês, outra comemora 50 em 2024. Das cinco décadas de existência da Hello Kitty, a Fernanda Brito acompanha essa história há 40. Em um mundo de fantasia, elas seriam, facilmente, irmãs ou melhores amigas. “A gente ia conversar bastante e teríamos muitos assuntos. Eu fico imaginando a Hello Kitty, assim como eu converso com as minhas amigas. Eu fico imaginando que ela seria linda, como ela é”, imagina a gestora comercial, que mora em Uberaba, cidade do Triângulo Mineiro.

Parte do mundo ainda está chocada em saber que a Hello Kitty não é uma gata. A explicação dada recentemente pela diretora da marca que criou a personagem, porém, é uma informação óbvia para a Fernanda há muito tempo. Tudo bem que ela parece ter bigodes e orelhas de felinos e carrega “Kitty” no nome, que significa “gatinha” em inglês, mas a personagem é apenas uma menina londrina, que tem uma irmã gêmea, ama cozinhar biscoitos e fazer novos amigos.

Fernanda Brito, maior colecionadora da Hello Kitty de Minas Gerais
À esquerda, a primeira boneca que Fernanda ganhou da Hello Kitty. Ao lado, a gestora comercial em Las Vegas, onde fica a loja oficial da personagem – Foto: arquivo pessoal

A história dessa garotinha despertou a atenção da Fernanda quando ela também era uma criança. Aos seis anos, Fernanda ganhou a primeira boneca da Hello Kitty das primas e desde então vários outros itens da personagem não pararam de chegar. São tantos que a gestora comercial nunca conseguiu contar um a um, mas acredita que já são mais de dois mil objetos com a carinha da boneca londrina.

A representante da marca da boneca no Brasil nunca divulgou uma lista de colecionadores, mas entre as “Kitty Lovers”, como as fãs se intitulam, a comunidade sabe bem onde estão aquelas com mais itens no Brasil. Segundo a Fernanda, ela é – há muito tempo – a colecionadora com mais itens da personagem de Minas Gerais e a terceira do país.

A casa da Hello Kitty em Uberaba

A coleção cresceu tanto ao longo dos anos que um dos quartos da casa onde a Fernanda mora com a família, em Uberaba, é apenas da Hello Kitty. Do chão ao teto, tem bonecas, pelúcias, maquiagem, peças de roupas e itens de decoração.

Fernanda Brito, maior colecionadora da Hello Kitty de Minas Gerais
Segundo a Fernanda, crianças já bateram em sua porta querendo “visitar a casa da Hello Kitty” – Foto: arquivo pessoal

Mas a presença da boneca logo extrapolou os limites do quarto e dominou a casa toda. Na cozinha, os utensílios e os eletrodomésticos tem a carinha da Hello Kitty. Sobre a mesa da sala de jantar sempre tem um enfeite da personagem. E até o banheiro é temático. Os produtos de beleza, a toalha e o papel higiênico são da garotinha londrina, dá para acreditar?

Fernanda diz ser a maior colecionadora de Hello Kitty de Minas Gerais e tem uma casa repleta de itens da personagem
Apesar de ter itens da Hello Kitty espalhados pela casa toda, os preferidos da Fernanda são os da cozinha – Foto: arquivo pessoal

Na casa da Fernanda, a empolgação pela Hello Kitty contaminou a todos. O Marcelo Brito, marido da gestora comercial, até achou o hobby um pouco estranho quando a conheceu, mas logo entendeu o quão genuíno era a paixão da esposa pela personagem. Hoje, ele é o que mais a encoraja a aumentar ainda mais a coleção. “Eu acredito que 98% das pessoas que me conhecem, apoiam. Eu ganho muitos presentes, aliás, até customizados, de Natal, de aniversário, Dia das Mães. O meu marido é o meu maior incentivador nisso tudo”, contou Fernanda.

Sucesso nas redes sociais

O amor pela Hello Kitty cresceu sem pretensão algum. Mas a coleção da Fernanda passou a chamar atenção não só de quem a conhece pessoalmente e se encanta com a casa dela, mas também com quem conheceu a história da colecionadora pela internet.

No Tiktok da Fernanda, ela compartilha os itens da coleção. É comum ver a gestora comercial comemorando alguma data específica usando bonecas temáticas, como no dia do Rock, ou dando “bom dia” com uma linda mesa montada. A “noite do hot dog” com a Hello Kitty também foi um sucesso!

@nandabritobyhello Noite do Hot Dog #hotdog ##hellokittylover #hellokitty #sanrio #cantinhohellokittydananda #casahellokittydananda ♬ Hello kitty theme song – ♡

Ainda que muitos achem exagero ou loucura, a maioria dos comentários nas postagens de Fernanda é de admiração ou identificação. “Minha casa vai ser assim um dia”, comentou uma usuária do Tiktok. “Quando minha avó era viva ela me deu um desses [o prato da boneca]. Queria muito comprar um igual para lembrar da minha avó”, lembrou com saudade outra internauta.

50 anos da Hello Kitty

O aniversário da Hello Kitty é comemorado oficialmente em novembro, mas a marca decidiu fazer uma série de eventos e ações especiais ao longo de todo ano para marcar as cinco décadas de existência da boneca.

Os Correios anunciaram na última semana uma edição comemorativa de selos postais com estampas da personagem. A parceria com a marca quer oferecer uma verdadeira viagem no tempo aos fãs da Hello Kitty. A novidade contará com três modelos exclusivos, cada um disponível em folhas compostas por 12 selos.

Entre outros itens lançados pela marca, estão capas para celular, de decoração, para cozinha e produtos de beleza. A Fernanda ainda não conseguiu todos, mas já está correndo atrás dos lançamentos de 50 anos personagem. Para ela, é esse entusiasmo das fãs ao redor do mundo que mantém a Hello Kitty tão relevante até os dias de hoje. “Ela se mantém viva até hoje pelo amor que todas nós, ‘Hello Kitty Lovers’, temos por ela. Teve um tempo que a Hello Kitty estava sumida, a gente só encontrava os itens mais pela internet. Aqui em Uberaba eu ainda encontro mais pela internet. Mas eu acredito que ela continua viva pelas colecionadoras mesmo, que nunca desistiram”.

Fernanda apresenta os itens novos da Hello Kitty
Entre os itens de edição especial lançados para os 50 anos da Hello Kitty, Fernanda já adquiriu os produtos de beleza e de cozinha – Foto: arquivo pessoal

A Hello Kitty foi criada em 1974 pela designer Yuko Shimizu exclusivamente para a marca que licenciou a personagem desde então. Não demorou muito para a boneca virar uma febre mundial e passar a integrar a cultura pop. Virou capa de cadernos, brinquedos, jogos infantis e hoje estampa todo e qualquer tipo de objeto, móvel, eletrodoméstico e roupas.

A boneca branquinha, com orelhinhas, laço vermelho e pelinhos na bochecha já virou assunto, também, por ter um rosto sem boca. Esse mistério também já foi esclarecido pela marca, que explicou que a intenção é que as pessoas projetem seus sentimentos no personagem, ficando felizes ou tristes juntos com a Hello Kitty.

Os esclarecimentos nem sempre satisfazem o público geral, mas, mesmo assim, a reputação da boneca segue intacta e sua fama continua aumentando em todo o mundo. Para a Fernanda, comemorar o aniversário de 50 anos da Hello Kitty é também celebrar uma parte muito importante da vida dela. “Eu me sinto parte desse sucesso. Porque é uma paixão que dura 40 anos que não me deixa descolar do meu lado criança e me rejuvenesce”.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!