Apreensão de drogas e armas artesanais desarticula facção dentro do presídio de Uberlândia

Mandados no presídio de Uberlândia foram cumpridos em operação da Ficco no fim de semana

07/10/2024 ÀS 12H36
- Atualizado Há 4 horas atrás

Uma operação de combate ao crime organizado foi realizada no fim de semana contra um esquema criminoso dentro do presídio de Uberlândia.  Diversos materiais como drogas e celulares foram apreendidos dentro das celas.

Segundo as informações da Polícia Civil, a ação faz parte de um desdobramento da Operação “Executor“, que teve como alvo uma facção criminosa ligada ao tráfico de drogas em Uberlândia e outras cidades da região.

Operação no presídio de Uberlândia
Materiais ilegais foram apreendidos em celas do presídio de Uberlândia – Foto: Ficco/MG

A operação foi realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), em conjunto com o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG). A Ficco é coordenada pela Polícia Federal e composta pelas polícias Civil, Militar e Penal.

Acompanhe as últimas notícias de Uberlândia!

Apreensões no presídio de Uberlândia

Os mandados no presídio de Uberlândia foram cumpridos no último sábado (5). Na operação, foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão. As autoridades investigam a ligação do grupo com diversos crimes violentos na região, sendo alguns dos integrantes já estavam presos na unidade prisional.

Durante a inspeção nas celas do presídio, foram apreendidos diversos produtos ilegais, incluindo cinco telefones celulares, grande quantidade de drogas, além de armas improvisadas, feitas artesanalmente pelos investigados. Esses materiais eram utilizados pelos detentos para manter atividades criminosas e reforçar a presença da facção dentro do presídio.

 Operação Executor cumpre mandados no presídio de Uberlândia
Antes dos mandados no presídio de Uberlândia, Ficco apreendeu carros, dinheiro e prendeu 3 pessoas – Foto: FICCO/ Divulgação

Operação Executor

A operação Executor é um desdobramento de uma investigação anterior, a “Perversus”, realizada em maio de 2023 — que resultou na prisão de 58 pessoas e cumprimento de 40 mandados de busca e apreensão.

Na época, durante investigações sobre uma tentativa de homicídio, foi identificado o envolvimento de um grupo criminoso que também estava ligado a outros crimes. Assim, as investigações foram ampliadas e revelaram provas da prática dos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e roubo, além da identificação de relação dos suspeitos com uma facção criminosa.

No mês passado, três pessoas foram detidas e dois carros apreendidos. As investigações continuam para apurar crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, tentativa de homicídio e organização criminosa.

📲Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!