Resgate de uma vida e felicidade para o lar: 5 motivos para adotar um animal de estimação

Adotar um animal de estimação é considerada uma boa atitude para o animal, mas especialistas garantem que o resgate também beneficia - e muito! - quem adota

, em Uberlândia
23/08/2024 ÀS 19H43
- Atualizado Há 4 semanas atrás

A alegria que um pet traz para a casa já é assunto superado, mas a lista de benefícios pode triplicar se o animal de estimação for adotado. Seja pela atitude de resgatar uma vida que estava abandonada, pela economia e até por minimizar um problema de saúde pública.

O brasileiro é um apaixonado por animais! De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (AbinPet), em 2022, o Brasil era o terceiro maior país do mundo quando o assunto é quantidade de pet, com uma população estimada em 160 milhões de animais de estimação no país.

Gato escondendo debaixo de árvore
Segundo a OMS, existem cerca de 30 milhões de animais abandonados no Brasil – Foto: FreePik

Os cães lideram o ranking, com 60 milhões de indivíduos. As aves vêm em segundo, com 40 milhões. Os gatos figuram em terceiro lugar, com 30 milhões.

Se esses números impressionam, os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), sobre animais abandonados no país, entristecem. Também em 2022, a Organização estimava que 30 milhões de animais viviam abandonados nas ruas.

Já um levantamento do Instituto Pet Brasil (IBP) aponta que o Brasil possui cerca de 185 mil animais abandonados ou resgatados após maus-tratos, sob a tutela de organizações não governamentais (ONGs) e grupos de protetores, sendo 60% resgatados após maus-tratos e 40% são frutos de abandonos.

A realidade desses animais é o descaso, a fome, o frio! Já a realidade quem escolhe adotar um desses bichos pode ser melhorar e muito.

Aqui vamos te dar 10 motivos para adotar um animal de estimação!

×

Leia Mais

Por que adotar um animal de estimação?

  • Economia

Esse não é o motivo principal, mas é o mais óbvio. Ao decidir não comprar um animal, você economiza dinheiro.

Atualmente, existe um forte setor de comercialização de pets de raça no Brasil. O valor para adiquirir um cachorro com raça, porte e Pedigree comprovados, por exemplo, pode variar de R$ 1 mil até mais de R$ 15 mil.

Infelizmente, nem todos os vendedores fazem a comercialização da maneira correta. Em alguns casos, as fêmeas são maltratadas e vivem em condições degradantes, servindo apenas para gerar filhotes para serem vendidos. A venda de animais domésticos é tema de discussão política para criar diretrizes a serem seguidas pelos estabelecimentos, como petshops.

Animal de estimação sendo acariciado
Ao adotar um animal de estimação você economiza financeiramente e recebe muito amor – Foto: Freepik
  • Mais resistentes e adaptáveis

O animal tido como “vira-lata” é originado de várias cruzas e, por isso, costuma gerar uma seleção natural dos bichos mais resistentes que sobrevivem. Porém, a primeira atitude ao adotar um animal de estimação é levá-lo a uma clínica veterinária para saber como está a saúde do bichinho.

Além disso, a independência dos vira-lata costuma ser maior do que nos animais adotados ainda filhotes. Por isso, a tendência é que em ambientes sem estresse e onde são acolhidos, esses animais se adaptem com facilidade.

LEIA TAMBÉM! Saiba como denunciar casos de maus-tratos a animais em Uberlândia

  • Menos animais abandonados nas ruas

O abandono de animais é um problema de saúde pública. O descontrole populacional de cães e gatos nas ruas pode propagar doenças graves, como a raiva. Além dos perigos de animais soltos, como ataques a pedestres e o risco de atropelamento.

Os animais abandonados também são, com frequência, vítimas de maus-tratos e crueldade nas ruas. A adoção de um desses animais pode reduzir todos esses danos consideravelmente.

Vários cães olhando para a câmera
Menos animais na rua significa menos doenças e riscos de acidentes – Foto: Freepik
  • Sua saúde agradece

O benefício não é apenas para o animal de estimação que ganhou um novo lar, um dono e proteção. Mas, também, para o tutor que resgatou um bichinho abandonado das ruas.

Já é comprovado que ter um pet ajuda a diminuir os níveis de ansiedade e sedentarismo dos donos.

Você vai ganhar um novo amigo, terá reduzida suas chances de ter depressão e seu organismo vai produzir ocitocina, conhecido como hormônio do bem-estar.

Cachorro lambendo o dono
O animal de estimação que foi resgatado retribui muito amor em gratidão ao dono – Foto: Freepik
  • Amor, lealdade e gratidão

Acredite, o animal resgatado sabe o bem que quem o adotou proporcionou a ele. O resultado disso é uma relação baseada em muita gratidão!

Os animais abandonados, sejam cães ou sejam gatos, se tornam muito apegados aos donos e retribuem com muito amor tudo o que receberam.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!