Vídeos revelam momento exato do terremoto de 6,4 graus que abalou o Chile
Imagens registram pessoas correndo pelas ruas, fachadas de prédios desabando, carros balançando com força e supermercados com mercadorias espalhadas pelo chão
-
Na tarde desta sexta-feira (6), um terremoto de magnitude 6,4 atingiu a região norte do Chile, deixando rastros de destruição. O abalo sísmico foi registrado por volta das 13h15 no horário local (14h15 em Brasília), de acordo com o Centro Sismológico Nacional (CSN).

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento exato em que o tremor atinge cidades da região do Atacama.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Em diversos vídeos, é possível ver pessoas correndo pelas ruas, fachadas de prédios desabando, carros balançando com força e supermercados com mercadorias espalhadas pelo chão.
Sismo de magnitud 6.4 se registró a 36 km de Chañaral, Copiapo , Chile · 19:15
Países afectados: Bolivia, Chile y Argentina#Chañaral, #Chile #terremoto #temblor pic.twitter.com/kxSGMI7KUP
— Caminos de Chile (@CaminosdeChile) June 6, 2025
Segundo o CSN, o epicentro foi localizado a aproximadamente 54 quilômetros da comuna de Diego de Almagro, com profundidade estimada em 64 quilômetros.
Atención . Última hora .
Fuerte sismo “terremoto ” en Chile
6.9 escala Richter pic.twitter.com/HZZ9rxB8GE— Mauricio Mora (@supershadai) June 6, 2025
O terremoto foi sentido em várias localidades próximas, mas, até o momento, não há registro de feridos, conforme as autoridades locais. As autoridades informaram que 23 mil pessoas ficaram sem energia elétrica após o tremor.
Sismo en Chañaral, Chile
Video desde Copiapó#Temblor #terremoto #earthquake #ULTIMAHORApic.twitter.com/2VBMrsvd4z— KL Videos (@KL_Videos) June 6, 2025
Em algumas vias, carros foram danificados e detritos bloqueiam estradas, o que levou equipes de emergência a intensificar os trabalhos nas áreas mais afetadas.
Sem risco de tsunami, mas alerta é mantido
O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile informou que o terremoto não apresenta risco de tsunami, tranquilizando a população.
Ainda assim, o Servicio Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) reforçou a importância de seguir orientações de segurança em áreas litorâneas, lembrando que rotas de evacuação devem ser identificadas por quem vive ou visita a costa.
Leia Mais
Presidente Boric se pronuncia e mobiliza comitê de emergência
Pelas redes sociais, o presidente do Chile, Gabriel Boric, se manifestou rapidamente, informando que já havia entrado em contato com autoridades da região e que o Conselho Regional de Resposta a Emergências (Cogrid) foi convocado para consolidar informações e avaliar os impactos.
“Não há vítimas registradas até agora”, escreveu Boric em sua conta na rede X (antigo Twitter), destacando o monitoramento contínuo da situação.
Tremor de magnitudes semelhantes já foram registrado no Brasil
A Região Norte registrou em 2024, o maior tremor de terra da história do Brasil. Com 6,6 graus na Escala Richter, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o terremoto ocorreu às 18h31 no horário de Brasília, 16h31 no horário local.
O Centro de Redes de Terremotos da China também registrou o tremor na Amazônia. O órgão do país asiático mediu a mesma intensidade, de 6,6 graus na Escala Richter, mas o órgão apontou profundidade maior, de 630 quilômetros.
Chile permanece em alerta sísmico constante
O Chile está localizado no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma das regiões mais geologicamente ativas do planeta. O país tem histórico de grandes terremotos e mantém protocolos de resposta rápida para minimizar riscos à população.