“Lua do Veado” brilha nesta quinta (10) no céu do Brasil

Fenômeno poderá ser visto a partir das 20h37 e marca a lua cheia de julho, cercada de simbolismos e tradições

, em Uberlândia

-

Prepare a câmera ou apenas aprecie a vista. Nesta quinta-feira (10), a Lua do Veado vai tomar conta do céu brasileiro. A lua cheia de julho atinge seu ápice às 20h37 e poderá ser observada durante toda a noite, com possibilidade de apresentar tons alaranjados ou rosados próximos ao horizonte. Mais que um espetáculo astronômico, o fenômeno carrega séculos de significado cultural, especialmente entre povos indígenas norte-americanos.

A chamada “Lua do Veado” é assim nomeada por tribos como os Algonquins, que associavam essa época do ano ao momento em que os veados machos começavam a renovar seus chifres, símbolo de força, crescimento e transformação. Embora o nome tenha origem no Hemisfério Norte, o fenômeno da lua cheia é visível globalmente e, no Brasil, o espetáculo pode ser apreciado com maior intensidade a partir de locais altos e com céu limpo.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Lua do Veado
Lua do Veado é o ápice da lua cheia e acontece apenas no mês de julho – Crédito Freepik/Divulgação

Mesmo sem ter coloração específica, a lua cheia pode adquirir tons vibrantes ao nascer, por causa da refração da luz solar na atmosfera, o mesmo efeito que pinta o pôr do sol de laranja ou vermelho. O fenômeno também será especial para os amantes da astronomia, a lua estará com mais de 98% de seu disco iluminado e visível por cerca de 24 horas.

Além do nome mais conhecido, diferentes culturas já batizaram a lua cheia de julho com outros nomes. Entre os indígenas norte-americanos, também é chamada de “Lua do Trovão”, “Lua da Fruta” ou “Lua do Salmão”. Povos celtas se referiam a ela como “Lua do Hidromel” ou “Lua das Ervas”.

×

Leia Mais

Apesar de não ser uma superlua em 2025, como aconteceu em 2022 quando o fenômeno coincidiu com a maior proximidade da Lua em relação à Terra, a Lua do Veado deste ano ainda é um convite à contemplação e à conexão com os ciclos naturais.

Para quem quiser acompanhar, a dica é buscar locais com pouca iluminação artificial, como praças, mirantes ou áreas rurais. A próxima vez que a Lua do Veado aparecer nos céus será apenas em 29 de julho de 2026, então para quem admira, vale aproveitar.