Céu em movimento traz cinco fases da Lua em agosto

Ciclo lunar de agosto de 2025 terá cinco fases; mudanças no céu interferem nas marés e no cotidiano terrestre

, em Uberlândia

As fases da Lua em agosto de 2025 começa sob o brilho da lua crescente e promete um verdadeiro espetáculo celeste ao longo dos 31 dias do mês. O ciclo lunar começa logo no dia 1º (nesta sexta-feira), às 9h41, com a primeira fase visível, e seguirá com mais quatro mudanças até o fim do mês. Além de marcar momentos ideais para observações no céu noturno, cada fase da Lua também influencia o comportamento das marés e até algumas práticas culturais e agrícolas. Confira abaixo o calendário completo e entenda como cada etapa do ciclo lunar atua sobre a Terra.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Fases da Lua em agosto
Lua em agosto vai passar por cinco fases: nova, crescente, cheia e duas minguantes – Crédito: Freepik/Divulgação

Fases da Lua em agosto de 2025

O oitavo mês do ano terá cinco fases lunares, um evento não tão comum, já que normalmente o ciclo lunar apresenta quatro fases por mês. Veja as datas e horários:

  • 01/08 às 9h41 – Quarto Crescente

  • 09/08 às 4h55 – Lua Cheia

  • 16/08 às 2h12 – Quarto Minguante

  • 23/08 às 3h06 – Lua Nova

  • 31/08 às 3h25 – Quarto Crescente

O que é o ciclo lunar?

O ciclo lunar é o tempo que a lua leva para passar por todas as suas fases, da lua nova à cheia, voltando à nova, em um período de cerca de 29 dias. Também chamado de mês lunar ou sinódico, esse movimento acontece devido à posição relativa entre a lua, a Terra e o Sol, alterando a porção iluminada que conseguimos ver a partir da superfície terrestre.

×

Leia Mais

Entenda cada fase

Lua Nova

Nessa fase, a Lua fica praticamente invisível no céu noturno. Isso acontece porque o lado iluminado está voltado para o Sol, e não para a Terra. Curiosamente, apesar de não aparecer à noite, é possível vê-la discretamente durante o dia. A força gravitacional combinada da Lua e do Sol é mais intensa neste período, provocando marés mais altas, chamadas de marés de sizígia.

Lua Crescente

A Lua começa a se afastar do alinhamento com o Sol, e sua iluminação visível aumenta a cada noite. Na fase de quarto crescente, o satélite está em ângulo reto em relação à Terra e ao Sol, o que gera marés mais baixas, conhecidas como marés de quadratura.

Lua Cheia

Neste momento, a face da Lua totalmente iluminada está voltada para a Terra. É a fase mais brilhante e imponente, ideal para observações astronômicas e bastante simbólica em diversas culturas. Como na lua nova, o alinhamento entre os astros volta a causar marés altas.

Fases da Lua em agosto
A lua cheia é a fase da Lua mais brilhante do ciclo – Crédito: Freepik/Divulgação

A ligação entre as fases da Lua e o movimento das marés está diretamente relacionada à força gravitacional que o satélite exerce sobre a Terra. É essa atração da Lua que influencia a formação e a variação das marés nos oceanos.

Lua Minguante

Após atingir o auge, a Lua começa a “diminuir”. A luz visível vai se retraindo até quase desaparecer, retornando à condição de lua nova. Essa fase também ocorre com os astros em ângulo reto, o que novamente resulta em marés mais baixas.

Seja para agricultores, pescadores ou curiosos do céu, entender o calendário lunar é uma forma de se conectar com os ritmos naturais que influenciam a Terra diariamente. E agosto é um ótimo mês para acompanhar essa dança celeste.