Qual é o assento mais seguro no avião? Acidente na Índia volta a levantar a dúvida

Sobrevivente de uma queda envolvendo voo na India estava na parte central da aeronave. Situações como essa destacam se existe um assento mais seguro no avião

, em Uberlândia

-

A queda do avião nesta quinta-feira (12), logo após a decolagem com destino a Londres, voltou a levantar a pergunta: qual é o assento mais seguro no avião, de fato existe uma região segura?

Estudos sugerem que sim — e, neste caso, entre os 242 a bordo, apenas um passageiro sobreviveu: Vishwash Kumar Ramesh, de 40 anos, que ocupava o assento 11A. O acidente aconteceu em Ahmedabad, no oeste da Índia, e reforçou uma dúvida recorrente sempre que tragédias aéreas ganham repercussão.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O Boeing 787-8 Dreamliner caiu logo após a decolagem; 242 pessoas estavam a bordo – Crédito: Redes Sociais/ Reprodução

Onde é assento mais seguro no avião?

Conforme um levantamento da Flight Safety Foundation, a parte traseira de uma aeronave seria a mais segura. De acordo com os estudos realizados pela Fundação, em 39 acidentes, a parte traseira era considerada a mais segura. Outros 25 tiveram a parte central e em outros 32 a parte da frente teve menos óbitos.

Ainda conforme o estudo, ainda há outro ponto: em um acidente, duas áreas do avião podem registrar menos mortes.

Esse foi o caso do acidente envolvendo o Boeing 737 da US Airways dos Estados Unidos em 1991. No acidente, 19 passageiros da parte da frente morreram, enquanto apenas três, incluindo os assentos centrais e traseiros, faleceram.

×

Leia Mais

Já outro levantamento da revista norte-americana Time, chegando à conclusão de que os assentos do centro tiveram as mais baixas taxas de morte, 28%. Os da parte de trás chegaram a 32% enquanto os da frente apontaram o índice mais alto de mortes, de 38%.

Já a pesquisa também traz outra perspectiva: assentos mais próximos do corredor tem uma chande maior de sobrevivência do que próximo às janelas, a taxa e mortalidade é de apenas 28%. Já próximo ao corredor, na área central, tem uma mortalidade de 44%.

A pesquisa analisou os dados registados no Banco de Dados de Acidentes de Aeronaves CSRTG da Federal Aviation Administration.

E onde estava Ramesh?

Segundo a fabricante do Boeing 787-8 Dreamliner, modelo envolvido no acidente, o assento ocupado por Vishwash — único sobrevivente — ficava na classe econômica, na parte central da aeronave, junto à janela e próximo à asa esquerda.

O único passageiro que sobreviveu estava no assento 11A, parte central do avião — região investigada como assento mais seguro no avião – Crédito: Lot/Reprodução