Meta encerrará programa de checagem de fatos; entenda

Política criada para combater desinformação será encerrada nos aplicativos da Meta nos EUA, afirma Mark Zuckerberg.

Matheus Borsato e Kauê Altrão , em Uberlândia

-

A Meta, empresa responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou nesta terça-feira (7) que encerrará seu programa de fact-checking (verificação digital). O comunicado foi feito pelo CEO Mark Zuckerberg por meio de um vídeo publicado no Instagram.

“Vamos eliminar os fact-checkers (verificadores de conteúdo) para substituí-los por notas da comunidade semelhantes às do X (antigo Twitter), começando nos Estados Unidos”, comentou Zuckerberg.

Segundo o CEO das empresas, a mudança tem como objetivo melhorar a moderação
Crédito: Instagram/ Reprodução

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Como funciona a checagem de fatos do Meta?

O programa de checagem de fatos trabalha em parceria com verificadores independentes certificados pela International Fact-Checking Network (IFCN) para combater a desinformação. Ele opera em três etapas:

  • Identificação: casos de desinformação são detectados com base em denúncias de usuários, feedback da comunidade e ferramentas automatizadas.
  • Análise: verificadores avaliam a precisão do conteúdo por meio de apurações originais e consultas a fontes confiáveis.
  • Ação: conteúdos classificados como falsos têm sua distribuição reduzida, recebem avisos e notificações para informar os usuários, e duplicatas são marcadas automaticamente.

 

Além disso, a rede remove conteúdos que violam seus Padrões da Comunidade, como discurso de ódio, e limita o alcance de informações enganosas, promovendo um ambiente mais seguro e confiável.

VEJA TAMBÉM: 

 

E como será a mudança?

Segundo o X, a ideia da qual Zuckerberg, tem como base na qual “os colaboradores podem deixar notas em qualquer post e, se um número suficiente de colaboradores com diferentes pontos de vista classificar essa nota como útil, ela será exibida publicamente no post”.

Além disso, as notas da comunidade podem ser avaliadas pelos próprios usuários, para que de fato sejam exibidas apenas aquelas que são úteis e coerente com os fatos da publicação e realidade.

Crédito: X/ Reprodução