Samu em Uberlândia: UAIs São Jorge e Roosevelt serão referência
Implantação do serviço deve iniciar em dezembro e vai contar com 8 Unidades de Suporte Básico e 3 de Suporte Avançado para atender população
-
O Ministério da Saúde confirmou que Uberlândia será contemplada com 11 ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sendo 8 Unidades de Suporte Básico (USB) e 3 Unidades de Suporte Avançado (USA). A previsão é que as entregas comecem em dezembro, dando início à fase prática de implantação do serviço. Os pacientes serão encaminhados, à princípio, para as UAIs São Jorge e Roosevelt.
O projeto de implantação do Samu em Uberlândia foi aprovado em agosto e atualmente aguarda o envio de documentação exigida para análise. Este processo é fundamental para que o município possa receber os recursos federais que vão custear a operação do serviço, garantindo equipes médicas, manutenção das ambulâncias e estrutura de regulação.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A chegada do Samu é uma demanda antiga da população e deve ampliar a qualidade no atendimento de urgência e emergência. O serviço permitirá deslocamento rápido de pacientes para as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) e hospitais da cidade, reduzindo o tempo de resposta em casos críticos.
Investimentos para Minas Gerais
Segundo o Ministério da Saúde, Minas Gerais recebeu um aumento de 42% no valor dos repasses para custeio do Samu desde 2022, alcançando R$ 170 milhões anuais. Com essa expansão, o atendimento móvel de urgência já chega a mais de 19 milhões de pessoas no estado, representando 89,34% da população mineira. Uberlândia passa, agora, a integrar esse grupo de cidades beneficiadas.