Gasmig escolhe Geomit para projeto bilionário de biometano no Triângulo Mineiro
Com contrato de 10 anos e R$ 1 bilhão em investimentos, a Geomit vai instalar 400 km de gasodutos no Triângulo Mineiro a partir de 2028.
-
A Gasmig divulgou o resultado da maior chamada pública de biometano já conduzida pela companhia e anunciou a seleção da Geomit para encabeçar o projeto no Triângulo Mineiro. O processo, aberto em maio de 2026, reuniu 11 empresas, gerou 27 propostas, e mobiliza cerca de R$ 1 bilhão. O projeto coloca a região no centro da transição energética em Minas Gerais.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Após avaliação técnica, econômica e regulatória, a Geomit apresentou a proposta mais competitiva para fornecimento de biometano produzido e entregue diretamente na região do Triângulo. A assinatura do contrato está prevista para a última semana de junho de 2026.
R$ 1 bilhão e 400 km de gasodutos no Triângulo Mineiro
O contrato firmado com a Geomit tem vigência de 10 anos e mobiliza cerca de R$ 1 bilhão em investimentos privados. Estão previstos aproximadamente 400 quilômetros de gasodutos para escoamento da produção de biometano na região, viabilizando o abastecimento dos municípios locais por meio da infraestrutura de distribuição que a Gasmig implantará.
O início do fornecimento está programado para abril de 2028, após a conclusão das etapas de licenciamento ambiental, obtenção das autorizações regulatórias e instalação de toda a infraestrutura necessária. Antes disso, a Gasmig prevê o uso do chamado “gasoduto virtual”, modalidade em que o combustível é transportado por caminhões até os pontos de consumo enquanto a rede física não está concluída.
Triângulo Mineiro entra na rota nacional do biometano
O Triângulo Mineiro foi escolhido como ponto de partida para esse mercado em razão da vocação agroindustrial da região, que concentra algumas das maiores usinas sucroenergéticas do país. Municípios como Uberlândia, Uberaba, Araxá e Indianópolis concentram usinas sucroenergéticas, pecuária intensiva, granjas e grandes agroindústrias que geram matéria-prima essencial para a produção do gás renovável: resíduos orgânicos em larga escala.
O biometano é um gás obtido a partir da purificação do biogás liberado pela decomposição desses resíduos. Com características semelhantes às do gás natural convencional, o combustível pode ser aproveitado por indústrias, frotas de veículos e diversos segmentos produtivos, com a vantagem ambiental de reduzir em até 90% as emissões de gases de efeito estufa em comparação ao diesel.
Minas Gerais poderá se firmar entre os principais polos produtores do gás no Brasil. Além da futura rede de distribuição por dutos, a chamada pública também prevê o chamado “gasoduto virtual”, sistema em que o combustível é transportado por caminhões até os pontos de consumo antes da conclusão da infraestrutura física.
A iniciativa acompanha as metas previstas na Lei do Combustível do Futuro, que determina a inclusão gradual do biometano na matriz nacional de gás natural até 2034. Segundo a Gasmig, a chamada pública marca a entrada da companhia no mercado de biometano em escala comercial.
Sobre a Geomit
A GEOMIT nasceu em abril de 2024 a partir de uma joint venture entre a Mitsui Gás e Energia do Brasil (Mitsui Gás) e a Geo bio gas & carbon (Geo). A nova empresa une a forte atuação da Mitsui Gás na infraestrutura de gás no país — sendo acionista direta e indireta de 13 distribuidoras locais de gás canalizado — com as tecnologias exclusivas e inovadoras da Geo, desenvolvidas para transformar resíduos sólidos e líquidos do agronegócio em biometano de alta qualidade de maneira eficiente.