Papa Francisco é hospitalizado nesta sexta-feira (14) para tratar bronquite, diz Vaticano

Chefe da igreja católica, de 88 anos, vinha enfrentando dificuldades respiratórias

, em Uberlândia

O Papa Francisco, de 88 anos, foi hospitalizado na manhã desta sexta-feira (14), para fazer exames e continuar o tratamento de sua bronquite. A informação foi dada pelo Vaticano através de um comunicado.

A Santa Sé informou que o pontífice, que tem sofrido de falta de ar nos últimos dias e delegado a leitura de seus discursos a outros oficiais, foi internado após suas audiências matinais.

Papa Francisco, de 88 anos, vinha enfrentando dificuldades respiratórias – Crédito: Filippo MONTEFORTE/AFP

“Esta manhã, ao término das audiências, o Papa Francisco foi internado no Policlinico Agostino Gemelli para alguns exames diagnósticos necessários e para continuar o tratamento da bronquite, ainda em curso, em ambiente hospitalar.”, afirmou o comunicado.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Ainda em comunicado, o Vaticano cancelou a audiência jubilar de amanhã (15):

“Após o internamento do Papa Francisco, a audiência jubilar de amanhã, 15 de fevereiro, foi cancelada. A Santa Missa em ocasião do Jubileu dos Artistas e do Mundo da Cultura, no domingo, 16 de fevereiro, será presidida por Sua Eminência o Cardeal José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação. Já o encontro com os artistas, previsto para segunda-feira em Cinecittà, foi cancelado devido à impossibilidade de Sua Santidade de participar.”

A bronquite do Papa Francisco

No início deste mês, durante uma audiência semanal, o Papa Francisco revelou estar com um “forte resfriado”, posteriormente diagnosticado como bronquite, segundo o Vaticano. Devido à doença, ele passou a realizar audiências em sua residência.

Na primeira vez em que precisou pedir ao assessor para ler seu discurso, Francisco se desculpou, mas manteve o bom humor. “Ele [assessor] lerá o discurso melhor do que eu”, brincou o pontífice durante a celebração na última quarta-feira (5).

×

Leia Mais

Em outra ocasião, o Papa se desculpou novamente e disse: “E agora peço um pouco de desculpas e que outro sacerdote continue lendo devido às minhas dificuldades respiratórias”.

Após passar o discurso ao assessor pela segunda vez durante a homilia no domingo (9), o Papa voltou a fazer a leitura da oração do Angelus, onde rezou pela paz em diversas zonas de conflito ao redor do mundo.

A terceira vez que o Papa delegou a leitura foi na quarta-feira (12).