Morre Cacá Diegues, um dos maiores nomes do cinema nacional
Cineasta morreu nesta sexta-feira (14) aos 84 anos por complicações de uma cirurgia; Cacá Diegues foi um dos fundadores do Cinema Novo
O cineasta Cacá Diegues morreu na madrugada desta quarta-feira (14), aos 84 anos, por complicações durante uma cirurgia. Cacá foi um dos principais idealizadores do Cinema Novo, movimento que revolucionou o cinema brasileiro, ao lado de Glauber Rocha, Joaquim Pedro de Andrade, Leon Hirszman e Paulo Cesar Saraceni.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Leia Mais
A vida de Cacá Diegues
Cacá Diegues, nascido em Maceió em 19 de maio de 1940, mudou-se para o Rio de Janeiro aos 6 anos, onde cresceu no bairro de Botafogo. Iniciou sua trajetória no cinema na PUC-Rio, onde fundou um cineclube e se uniu a outros cineastas para formar o Cinema Novo, movimento que transformou o cinema brasileiro. Em 1961, realizou o curta Domingo, um dos primeiros filmes do movimento.
Após deixar o Brasil em 1969 devido ao AI-5, viveu na Itália e na França, e, ao retornar, dirigiu filmes como Quando o Carnaval Chegar (1972) e Joanna Francesa (1973). Seu maior sucesso foi Xica da Silva (1976).
Nos anos 80 e 90, Cacá seguiu com filmes de grande sucesso como Bye Bye Brasil (1979) e Tieta do Agreste (1996), além de atuar em festivais internacionais.
Com mais de 18 filmes, Cacá é um dos cineastas brasileiros mais renomados globalmente. Foi agraciado com diversos prêmios e honrarias, como a Ordem das Artes e das Letras da França. Em sua vida pessoal, foi casado com a cantora Nara Leão e com a produtora Renata Almeida Magalhães.