Entenda a alopecia e como a doença levou Xuxa a fazer uma cirurgia

Xuxa passou por uma cirurgia para tratar os efeitos da alopecia, uma condição que provoca queda de cabelo e que a apresentadora vem enfrentando nos últimos anos

, em Uberlândia

-

Xuxa Meneghel, de 62 anos, abriu o coração sobre sua luta contra a alopecia androgenética, mesma condição que afeta a cantora Maiara, em entrevista ao ‘Domingo Espetacular’, da Record TV, que vai ao ar neste domingo (13).

A apresentadora, conhecida por seus cuidados com saúde e beleza, revelou o motivo para fazer um transplante capilar: “Estava me sentindo mal com aquela carequinha”, disse, referindo-se às falhas no cabelo causadas pela doença genética incurável.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Crédito: Record/ Reprodução

O procedimento, realizado há cerca de 20 dias, envolveu a retirada de fios da nuca para cobrir as “entradas” e a “rodelinha” no topo da cabeça.“Não queria muito cabelo, só um cabelinho legal pra não aparecer as falhas”, contou Xuxa.

Ela espera que os novos fios cresçam em três meses, a tempo da turnê ‘O Último Voo da Nave’, sua última grande sequência de shows, ligada ao novo disco infantil.

Xuxa, que já pensou em raspar a cabeça e pintar de branco para um visual futurista, agora sonha com “xuquinhas de 5 cm” com os fios naturais.

×

Leia Mais

A alopecia, comum entre famosos como Gretchen e Maraisa, não tem cura, mas o transplante se tornou uma solução para a loira, que mantém dieta saudável e exercícios para envelhecer com estilo.

O que é a alopercia?

A alopecia é uma condição caracterizada pela perda de cabelo ou pelos em áreas específicas, ou generalizadas do corpo, podendo afetar tanto homens quanto mulheres. Popularmente conhecida como calvície.

Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, ela pode ter diversas causas, sendo a alopecia androgenética — mencionada por Xuxa — a mais comum. Essa forma é genética e hormonal, ligada à ação da testosterona, que enfraquece os folículos capilares ao longo do tempo, levando à calvície parcial ou total.

Crédito: Revista Brasileira de Cirurgia Plástica/ Fernando Teixeira Basto Júnior/ Reprodução

Embora a alopecia androgenética seja progressiva, existem outras variantes, como a alopecia areata, causada por fatores autoimunes, ou a traumática, resultante de hábitos como penteados muito apertados. A

Secretaria de Saúde destaca que o impacto vai além da estética, afetando a autoestima, como Xuxa relatou ao sentir-se mal com as falhas. O SUS oferece consultas para diagnóstico, mas tratamentos estéticos costumam ser particulares.