UFU no pódio: atletas universitários de Uberlândia brilham em competições nacionais
Recentes conquistas colocaram a Universidade Federal de Uberlândia como opção de escolha para os universitários
-
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) destaca-se, em 2024, na 14ª posição entre as 203 instituições de ensino superior do Brasil, um fator relevante para muitos candidatos.
Além do reconhecimento acadêmico, um dos diferenciais que atrai estudantes para a universidade são os esportes na UFU, que promove tanto a integração quanto a rivalidade saudável entre alunos.
➡️ Acompanhe as últimas notícias de Uberlândia

Esportes na UFU
Nas universidades brasileiras, o esporte é um fator que agrega qualidade na experiência acadêmica.
A UFU é conhecida por suas competições esportivas, tanto internas quanto em disputas estaduais e nacionais. As “atléticas”, entidades que reúnem alunos de diferentes cursos para formar equipes esportivas, estão presentes em todos os campi da UFU, incluindo Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas, totalizando 22 atléticas acadêmicas.
Dentre elas, destaca-se a Associação Atlética Acadêmica Engenharia UFU, com forte desempenho nas competições e dona de uma grande hegemonia esportiva.
Competições universitárias e destaque nacional
Os estudantes da UFU participam de importantes competições, como a Copa Inter Atléticas (CIA), uma das maiores do país, e as Olimpíadas da UFU, que proporciona a prática esportiva dentro da própria universidade.
Além disso, a UFU se organiza para representar Minas Gerais em competições nacionais, como o Jums (Jogos Universitários de Minas Gerais) e o Jubs (Jogos Universitários Brasileiros), eventos de grande porte organizados pela FUME (Federação Universitária Mineira de Esportes) e pela CBDU (Confederação Brasileira Desportiva Universitária).
O último, ocorre ao longo do ano com diferentes modalidades específicas, em diversas cidades do país.
Recentemente, a UFU obteve destaque no Campeonato Mineiro de EA FC (antigo FIFA), conquistando a vaga para o Campeonato Brasileiro e alcançando o top 7 nacional em Joinville – SC.
Desafios e conquistas
Leonardo Rocha, estudante de Fisioterapia e atleta de Cheerleader, compartilhou sua experiência nas competições.
Ele explica que representar a UFU nos Jogos Universitários de Minas Gerais (Jums) e nos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) é uma oportunidade única para os atletas.
“Representando a universidade temos o Jums, que são os jogos universitários mineiros, e o Jubs, que são os jogos universitários brasileiros. É uma chance gigantesca para o atleta ser selecionado para uma competição de alto nível”, afirmou.

O Cheerleading da UFU, modalidade que conquistou pódio em três anos consecutivos (2022, 2023 e 2024), enfrenta dificuldades de incentivo dentro da universidade, como ressaltado por Leonardo.
“A maior dificuldade que temos é a falta de incentivos dentro da universidade. Nas modalidades coletivas, há bolsas para atletas e treinadores pagos, mas, no Cheerleading, precisamos arcar com uniforme e música de rotina. É pesado, pois nossa modalidade, mesmo medalhista, só é lembrada semanas antes dos jogos”, relatou.
Atração para estudantes e o papel do esporte na vida universitária
Leonardo também destaca como o esporte influencia a escolha dos estudantes pela UFU.
“Ao procurar uma universidade, não é só o curso que deve chamar a atenção. Eu, por exemplo, me sinto atraído pela força esportiva da UFU, por representar um time grande e pela cultura esportiva que proporciona novas amizades.”
Representar o estado é um orgulho para ele e sua equipe: “Saber que estamos entre os melhores de Minas Gerais é uma sensação de conquista. Gostaríamos que mais atletas tivessem a mesma oportunidade, mas a limitação de vagas impede. Representar a UFU e Minas Gerais é uma experiência única para nós e para muitos que gostariam de estar lá”, completou.
Por fim, Leonardo ressalta o impacto positivo das competições na vida universitária.
“O esporte na universidade motiva e pode até prolongar a vida acadêmica. Além de promover networking, que pode abrir portas para estágios e oportunidades profissionais, o esporte desenvolve disciplina e molda novas personalidades”, concluiu.
Futebol e futsal: modalidades de destaque
O futebol e o futsal são duas das modalidades mais competitivas na UFU, sendo a disputa para representar Minas Gerais no Jubs acirrada.
Carlos Ernani, estudante de Ciências da Computação e atleta de ambas modalidades, reforça a importância dessas competições na escolha universitária.
Para ele, essas competições, a depender do nível de qualidade da equipe, se torna um fator principal na escolha de entrada na universidade.
“A prática esportiva na UFU é um grande atrativo para novos estudantes. Ela não só incentiva o ingresso, mas também ajuda a evitar a evasão. Tenho vários amigos que desejam entrar na UFU e viver essa experiência esportiva.”
“Além disso, o esporte proporciona muitos outros benefícios: melhora na saúde mental e a integração social etc. Tive a oportunidade de fazer amigos de diversos cursos, pessoas que eu provavelmente não conheceria se não fosse pelo futebol e futsal“ disse.
Assim como para Leonardo, Carlos avaliou a sensação de representar um estado em uma competição.
“Representar a UFU e o estado de Minas Gerais nos jogos mineiros e brasileiros é uma honra para mim. Quando entrei no time em 2023, senti muito orgulho. Estar entre os 20 selecionados para representar uma universidade com mais de 20.000 estudantes é um feito significativo“, avaliou.
Por fim, ele contou sobre o desempenho da UFU nos esportes nos anos que ele participou.
“Minha primeira participação em um Campeonato Brasileiro com a UFU foi em 2023, onde ficamos em 4º lugar. Este ano, conseguimos uma medalha de prata no JUMs de futsal e, uma semana depois, uma medalha inédita de bronze no brasileiro, o que foi extremamente gratificante. Cada jogo, cada treino, é uma oportunidade de crescimento pessoal e de contribuir para a história esportiva da UFU”, concluiu.
Veja também:
UFU divulga segunda chamada do vestibular 2024/2 e listas para vagas ociosas
UFU abre inscrições para seleção de professores substitutos
IFTM oferece 540 vagas gratuitas em cursos de idiomas: Inglês, Espanhol, Francês e Libras
Valorização dos atletas
Em abril desse ano, a UFU realizou uma cerimônia comemorativa para os atletas medalhistas nos Jogos Universitários de Minas Gerais e os Jogos Universitários Brasileiros.

Ao todo, foram 83 medalhas conquistadas nas seguintes modalidades:
39 medalhas de ouro
- Atletismo feminino e masculino
- Natação feminina e masculina
- Vôlei feminino
- Judô masculino
- Karatê masculino
29 medalhas de prata
- Atletismo feminino e masculino
- Futsal feminino e masculino
- Natação feminina e masculina
- Handebol feminino
- Basquete masculino
- Judô masculino
15 medalhas de bronze
- Atletismo feminino e masculino
- Natação feminino e masculino
- Basquete feminino
- Vôlei masculino
Na competição nacional, a universidade conquistou a medalha de bronze no futebol, Fut 7, X2 e rugby.

Com os resultados, a UFU se tornou a campeã geral da competição mineira e de melhor universidade pública na modalidade Fut7 masculino nacional.
Por outro lado, os esportes na UFU também são representados pelo público feminino. As universitárias são figuras carimbadas nos campeonatos estaduais e nacionais.

Caso tenha se interessado em praticar esportes na UFU, procure a atlética responsável pelo seu curso.