Novo reitor da UFU é nomeado: conheça Carlos Henrique de Carvalho

Professor foi eleito com 51,5% dos votos e teve nomeação publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (23)

, em Uberlândia

-

Foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (23), a nomeação de Carlos Henrique de Carvalho como o novo reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O professor foi eleito por consulta eleitoral, com 51,5% dos votos, para a gestão 2025/2028.  

Universidade Federal de Uberlândia terá novo reitor em 2025
Universidade Federal de Uberlândia terá novo reitor em 2025 – Crédito: Milton Santos/ Arquivo

A nomeação, que aconteceu no último dia 20 de dezembro, é assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com a publicação no Diário Oficial da União, o mandato terá início em 7 de janeiro de 2025.  

Sobre a consulta eleitoral 

A Chapa 2 – UFU com Você, foi composta por Carlos Henrique e pela então candidata a vice-reitora, a professora Catarina Azeredo. A votação ocorreu de forma online nos dias 11 e 12 de setembro de 2024 e contou com a participação de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes. Ao todo, 10.058 eleitores participaram da consulta.  

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Conheça o novo reitor da UFU  

Carlos Henrique foi eleito reitor da UFU com 51,5% dos votos
Carlos Henrique foi eleito reitor da UFU com 51,5% dos votos – Crédito: Instagram/ chc_prof

O professor Carlos Henrique de Carvalho tem 63 anos e há 35 anos se dedica à Universidade Federal de Uberlândia.  Na instituição ele atuou como estudante, docente, pesquisador e gestor.  

É graduado em História pela UFU, com mestrado em Educação pela mesma instituição, e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP). Também concluiu um pós-doutorado na Universidade de Lisboa. Atualmente, Carlos é professor titular da Faculdade de Educação (Faced/UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFU). 

Durante sua carreira de gestão, foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação entre 2017 e 2024, período em que presidiu o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Forprop). Além disso, integrou conselhos de agências de fomento como Fapemig, Capes e CNPq, destacando-se na promoção de políticas voltadas à pesquisa e inovação no Brasil.